Efeito de diferentes finalizações do método Pilates sobre os ângulos de curvatura da coluna lombar e torácica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2021.34117

Palavras-chave:

Terapia por exercício. Curvaturas da coluna vertebral. Massagem. Postura.

Resumo

Introdução: Ainda não há pesquisas que demonstrem se diferentes maneiras de finalização da sessão no método Pilates (MP), priorizando a ativação da musculatura do power house ou o relaxamento da musculatura trabalhada durante a sessão têm efeito sobre os ângulos de curvatura da coluna. Objetivo: Identificar qual é o efeito imediato de uma sessão do MP finalizada com mobilização de tecidos moles ou com exercícios na parede sobre os ângulos das curvaturas da coluna torácica e lombar. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico cruzado, composto por 19 mulheres praticantes de Pilates, que avaliou as curvaturas torácica e lombar através do flexicurva antes e após um protocolo de exercícios do MP, e depois as finalizações de mobilização de tecidos moles através de bolas de massagem e de exercícios na parede. A escolha da ordem das diferentes finalizações foi realizada por sorteio e as voluntárias da pesquisa participaram das duas intervenções com intervalos entre sete e dez dias. Para análise, foram realizadas duas ANOVAs two-way (uma para cada variável postural) com os fatores “momento avaliativo” (pré-sessão; pós-PE; pós-finalização) e “tipo de finalização” (tecidos moles e parede). Resultados: Não houve diferença significativa entre os momentos avaliativos e entre o tipo de finalização para os ângulos da cifose dorsal (p=0,972; p=0,747) e da lordose lombar (p=0,574; p=0,627), respectivamente. Conclusão: Os profissionais podem propor diferentes formas de finalização, optando por uma finalização mais relaxante ou mais ativa, sem que isso interfira no ângulo das curvaturas torácica e lombar da coluna vertebral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Marques da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – Pelotas (RS), Brasil. Especialista em Método Pilates pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Josiele Folletto Bianchin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Santa Maria (RS), Brasil. Especialista em Método Pilates pela UFRGS – Porto Alegre (RS), Brasil.

Emanuelle Francine Detogni Schmit, Centro Universitário Cesuca

Fisioterapeuta e Doutora em Ciências do Movimento Humano, professora do Centro Universitário Cesuca - Cachoeirinha/RS, Brasil.

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta e Doutora em Ciências do Movimento Humano, professora associada da UFRGS – Porto Alegre (RS), Brasil.

Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta e Doutora em Ciências do Movimento Humano, professora associada da UFRGS – Porto Alegre (RS), Brasil.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)