Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Edifrance Sá de Souza
  • Ana Cristina Resende Camargos
  • Niníea Cristina Inês de Ávila
  • Flaviane Mara da Silva Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300005

Resumo

Introdução: A educação é um bem-estar relacionado à saúde. Acredita-se que no ambiente escolar as crianças com necessidades especiais podem alcançar o mais completo progresso educacional e de integração social. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral (PC). Materiais e métodos: Trinta crianças com PC foram avaliadas por meio do School Function Assessment (SFA). A análise estatística foi realizada por meio do teste Mann Whitney, do coeficiente de correlação de Spearman e da análise de regressão múltipla stepwise backward. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em todas as partes do SFA. Houve correlação negativa entre o nível de comprometimento motor e as partes I e II do SFA e correlação positiva entre as partes I e II do SFA. Conclusão: A inserção das crianças com PC em um meio coletivo e de participação é dificultada, muitas vezes, pelos múltiplos comprometimentos da criança. O grau de comprometimento motor e a necessidade de assistência na realização de tarefas físicas e cognitivas/comportamentais juntos explicaram 89% da variabilidade da participação escolar em crianças com PC. A necessidade de assistência na realização de tarefas físicas foi o fator que representou maior influência à restrição na participação escolar.

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Publicado

2017-09-11

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