Avaliação postural da coluna vertebral em escolares surdos de 7-21 anos

Autores

  • Graziela Arruda Reinaux de Vasconcelos
  • Pollyana Radinnê Beserra Fernandes
  • Daniella Araújo de Oliveira
  • Etenildo Dantas Cabral
  • Lícia Vasconcelos Carvalho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000300004

Resumo

Introdução: A infância e a adolescência são períodos em que a prevenção e o tratamento de alterações posturais decorrentes do mau hábito postural e da sobrecarga biomecânica são mais eficazes, graças à maturação osteomuscular que ocorre nessas fases. Objetivo: Detectar possíveis alterações posturais da coluna vertebral em escolares surdos de 7-21 anos no Centro de Reabilitação e Educação Especial Rotary Club Caruaru. Metodologia: Trinta de dois escolares surdos participaram de uma entrevista sobre dados referentes ao período de instalação e tipo de surdez, dados biológicos, antropométricos e de hábitos posturais, e foram submetidos a uma avaliação postural de acordo com critérios propostos pela literatura. Os dados foram analisados de modo descritivo e a associação entre as variáveis utilizou o teste Qui-Quadrado ou suas variações, por meio do programa SPSS® versão 11.5. Resultados: Os resultados mostraram que a prevalência de alterações posturais nos escolares surdos foi de 90,62% dos casos. A alteração postural mais frequente foi a hipercifose torácica, que esteve associada à dor nos escolares. Considerando a distribuição por sexo, a alteração postural do tipo escoliose mostrou-se associada ao sexo feminino. Conclusão: A elevada prevalência de alterações posturais nos escolares surdos no nosso estudo sugere que a surdez pode representar um fator importante no desenvolvimento de alterações posturais. Entretanto, existe a necessidade de novos estudos que investiguem uma possível relação entre a surdez e fatores biológicos e ambientais em populações maiores de escolares.

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Publicado

2017-09-06

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