Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200014Abstract
Introdução: A visível exaustão do modelo tradicional na formação do fisioterapeuta, a proposição de um novo perfil profissional e a mudança na abordagem no processo saúde-doença, que passa a observar a funcionalidade, vem estimular a necessidade de novos projetos pedagógicos para o ensino da fisioterapia. Este deve incluir uma perspectiva de transformação social e econômica da população regional, nesse caso o da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Objetivo: Apresentaruma proposta de projeto pedagógico para curso de graduação em fisioterapia, valorizando a formação focada na funcionalidade humana em cenários de prática profissional propostos pelo Sistema Único Saúde (SUS). Resultados: O currículo está sendo construído numa perspectiva inovadora com propostas no âmbito geral (núcleos modo de vida, sistemas biológicos, instrumentalização em fisioterapia e cenários das práticas em fisioterapia); no âmbito específico (manutenção da saúde, processo saúdedoença, atenção à saúde, funcionalidade humana, processo permanente de formação); e no âmbito complementar (atividades de pesquisa e extensão). A proposta de projeto pedagógico foi pensada de forma a contemplar os objetivos gerais e específicos esperados, bem como dos perfis profissional e social. A indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão assume uma referência na relação professorestudante pela compreensão das atividades de pesquisa e extensão como elementos fundamentais doprocesso ensino-aprendizagem vinculado à vivência no contexto real, concretizando a relação teoria eprática, e com foco no SUS. Conclusão: A diversificação das práticas no contexto do SUS inclui uma perspectiva de transformação social e econômica da população no cenário social e político do Distrito Federal. Nesse contexto, prioriza-se a formação do profissional fisioterapeuta generalista, reflexivo e crítico, envolvido desde o princípio com o atendimento à comunidade nos diferentes níveis de atenção, voltado aos aspectos da funcionalidade humana.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-06
How to Cite
Marães, V. R. F. S., Fachin Martins, E., Cipriano Junior, G., Acevedo, A. C., & Pinho, D. L. M. (2017). Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília. Fisioterapia Em Movimento (Physical Therapy in Movement), 23(2). https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200014
Issue
Section
Case Report
License
The authors guarantee that the works submitted to this journal are original and were not prepared in violation of any third party rights, having obtained all the necessary authorizations to include complementary content, such as, but not restricted to, translations, illustrations, tables and citations, whose precise sources the author also undertakes to indicate. The authors also declare that the works do not contain defamatory statements that violate morals, good customs and/or that violate intellectual property rights.
When submitting your paper, the Copyright Assignment signed by all authors must be attached.