ATRIBUTOS PESSOAIS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL COMO DETERMINANTES DA AÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Autores

  • Joyce Ribeiro
  • Marcus Vinicius Marques de Moraes
  • Thais Silva Beltrame

Resumo

Este estudo objetivou verificar como os atributos pessoais de uma criança com Paralisia Cerebral são determinantes no estabelecimento da relação interpessoal com o Fisioterapeuta. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, realizada em uma escola Especial de Florianópolis-SC e teve como participantes uma criança do sexo feminino, nascida no dia 10/08/99 e a Fisioterapeuta da Instituição. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha de avaliação Fisioterapêutica, Gross Motos Function Measure (GMFM-88), Entrevistas Semi-estruturadas com Fisioterapeuta, Matriz de observação das relações Interpessoais, Matriz de tom Afetivo e Prontuário. Quanto aos atributos pessoais identificados, disposições disrruptivas não foram citadas e como disposições geradoras, atenção, curiosidade, interesse pelas atividades bem como a aceitação da presença e participação de outras pessoas no momento da Fisioterapia foram identificadas. A criança despertava o interesse da Fisioterapeuta em se aproximar dela revelando uma demanda positiva. Identificaram-se como recursos passivos a Paralisia Cerebral, o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a afasia e as alterações no sistema cardiorrespiratório. As atividades realizadas durante as sessões de Fisioterapia eram do tipo compartilhadas e o tom afetivo apresentado era positivo. Pode-se constatar que os atributos pessoais da criança investigada foram relevantes no estabelecimento da relação entre esta e a Fisioterapeuta, pois atributos identificados foram instigantes para a aproximação e motivação da Fisioterapeuta em contribuir com o desenvolvimento neuropsicomotor desta criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)