Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília

Authors

  • Vera Regina Fernandes Silva Marães
  • Emerson Fachin Martins
  • Gerson Cipriano Junior
  • Ana Carolina Acevedo
  • Diana Lúcia Moura Pinho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200014

Abstract

Introdução: A visível exaustão do modelo tradicional na formação do fisioterapeuta, a proposição de um novo perfil profissional e a mudança na abordagem no processo saúde-doença, que passa a observar a funcionalidade, vem estimular a necessidade de novos projetos pedagógicos para o ensino da fisioterapia. Este deve incluir uma perspectiva de transformação social e econômica da população regional, nesse caso o da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Objetivo: Apresentaruma proposta de projeto pedagógico para curso de graduação em fisioterapia, valorizando a formação focada na funcionalidade humana em cenários de prática profissional propostos pelo Sistema Único Saúde (SUS). Resultados: O currículo está sendo construído numa perspectiva inovadora com propostas no âmbito geral (núcleos modo de vida, sistemas biológicos, instrumentalização em fisioterapia e cenários das práticas em fisioterapia); no âmbito específico (manutenção da saúde, processo saúdedoença, atenção à saúde, funcionalidade humana, processo permanente de formação); e no âmbito complementar (atividades de pesquisa e extensão). A proposta de projeto pedagógico foi pensada de forma a contemplar os objetivos gerais e específicos esperados, bem como dos perfis profissional e social. A indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão assume uma referência na relação professorestudante pela compreensão das atividades de pesquisa e extensão como elementos fundamentais doprocesso ensino-aprendizagem vinculado à vivência no contexto real, concretizando a relação teoria eprática, e com foco no SUS. Conclusão: A diversificação das práticas no contexto do SUS inclui uma perspectiva de transformação social e econômica da população no cenário social e político do Distrito Federal. Nesse contexto, prioriza-se a formação do profissional fisioterapeuta generalista, reflexivo e crítico, envolvido desde o princípio com o atendimento à comunidade nos diferentes níveis de atenção, voltado aos aspectos da funcionalidade humana.

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Published

2017-09-06

Issue

Section

Case Report

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