A dimensão comunicativa em práxis de mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária

Autores

  • Luzia Mitsue Yamashita Deliberador
  • Mariana Ferreira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v17i43.22551

Palavras-chave:

Mídia-educação, Comunicação comunitária, Comunicação dialógica, Midiatização, Ecossistema comunicativo

Resumo


O presente ensaio tem como objetivo apresentar as apropriações sobre a comunicação que justificam e embasam as experiências de mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária. O trajeto percorrido parte do entendimento de que o sentido dado à dimensão comunicativa determina a finalidade das práticas mídia-educativas. Buscamos dialogar com autores que tratam da comunicação enquanto parte estruturante da sociedade contemporânea, como Jesús Martín-Barbero (2011; 2014), José Luiz Braga (2012) e Guillermo Orozco Goméz (2014), cujas análises justificam a educação para comunicação. Por fim, chegamos à concepção da comunicação dialógica de Paulo Freire, que sustenta todo o processo de articulação entre mídia-educação e comunicação comunitária na formação de sujeitos receptores/produtores comunicativos sobre a realidade.

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Publicado

2016-11-20

Como Citar

Deliberador, L. M. Y., & Lopes, M. F. (2016). A dimensão comunicativa em práxis de mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária. Revista De Estudos Da Comunicação, 17(43). https://doi.org/10.7213/rec.v17i43.22551

Edição

Seção

Artigos