Quando o final não é feliz: telenovela, consumo e produção de sentidos

Autores

  • Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes
  • Geilson Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i41.22535

Palavras-chave:

Telenovela, Império, Produção de sentidos

Resumo


Considerada como um dos principais produtos da TV brasileira, a telenovela, mesmo diante das novas configurações culturais e midiáticas, continua a evidenciar o seu potencial mobilizador na produção de sentidos e agendamento de temas. Neste artigo, nos propomos a analisar a repercussão da audiência da telenovela Império (2014-2015) durante suas duas últimas semanas de exibição, quando foram propagadas em sites de notícias e de entretenimento informações sobre a possível morte do protagonista, José Alfredo, o Comendador. Por intermédio da utilização da Análise do Discurso de orientação francesa como método, as nossas reflexões centram-se na análise dos discursos produzidos a partir dos comentários destas notícias emitidas nas duas últimas semanas da telenovela, bem como tweets postados durante a exibição do último capítulo. Em suma, esses comentários e tweets discursivisaram, em sua maioria, uma expressão de recusa e frustração dos telespectadores em aceitar a morte e o consequente final não feliz do protagonista, com base nas premissas convencionais do imaginário tradicional do happy end, bem como apontaram para novas formas de consumo, apropriação e produção de sentidos por parte dos receptores em meio ao cenário da convergência midiática

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Mendes, M. L. G. da C., & Oliveira, G. F. de. (2015). Quando o final não é feliz: telenovela, consumo e produção de sentidos. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(41). https://doi.org/10.7213/rec.v16i41.22535

Edição

Seção

Artigos