A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo

Autores

  • Cláudio Coração
  • Lilian Juliana Martins

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22522

Palavras-chave:

Jornalismo, Identidade, Pública, Contemporaneidade

Resumo


A agência Pública é colocada sob investigação teórica quanto à sua identidade. O agendamento de pautas sociais de interesse público da agência é compartilhado com a discussão sobre o fazer jornalístico. Pública, como o próprio nome sugere, demarca sua intenção de pautar o debate sobre questões de interesse público. Viabilizada pelo investimento de fundações, o modelo de jornalismo de Pública também propõe a produção de reportagens por meio do financiamento coletivo. A agência utiliza, assim, a plataforma digital como espaço de acirramento de pautas, angulações e criação de possibilidades de interação e participação democrática. Ao analisar a reportagem "Os boias-frias de futebol" e outras produções de Pública, pretendeu-se observar, sob os aspectos discursivos e funcionais, em que medida a proposta da agência de reportagens dialoga com questões fundamentais para a tentativa de entendimento do jornalismo contemporâneo. O aspecto conclusivo deste trabalho apresenta o jornalismo, ancorado na reportagem, como um ator fundamental nos embates públicos da contemporaneidade.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Coração, C., & Martins, L. J. (2015). A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(40). https://doi.org/10.7213/rec.v16i40.22522

Edição

Seção

Artigos