Narrar é se incluir? – Sobre screenwriting e concepções de inclusão digital por jovens de periferia

Autores

  • Márcio Henrique Melo de Andrade
  • Maria Auxiliadora Soares Padilha

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v16i39.22477

Palavras-chave:

Criação Narrativa, Concepções de Inclusão Digital, Jovens de Periferia

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa participante realizada com jovens de periferia, envolvendo a produção de vídeos digitais como forma de reelaboração de concepções de Inclusão Digital por esses sujeitos. Para isso, apresentam-se como fundamentação teórica estudos sobre a criação narrativa, focando no roteiro audiovisual, e diversas pesquisas sobre os conceitos que cercam a Inclusão Digital envolvendo o público-alvo de alguns programas e projetos. Como resultado, apresenta-se uma descrição das atividades de criação narrativa desenvolvidas em uma oficina de vídeos digitais, observando como os jovens reelaboram questões individuais e coletivas dentro do processo de produção do roteiro, atendendo a alguns dos indicadores de Inclusão Digital. Concluiu-se que criação de roteiro audiovisual, por si só, não favorece a concepção de um conceito mais formal ou elaborado da Inclusão Digital, mas permite suscitá-la de forma mais prática e contextualizada, por conta das influências cotidianas das tecnologias no contexto de uma intertextualidade midiática, com a criação de sua obra audiovisual, e no uso desses recursos dentro do processo criativo, mesmo quando não se fazia necessário.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Andrade, M. H. M. de, & Padilha, M. A. S. (2015). Narrar é se incluir? – Sobre screenwriting e concepções de inclusão digital por jovens de periferia. Revista De Estudos Da Comunicação, 16(39). https://doi.org/10.7213/rec.v16i39.22477

Edição

Seção

Artigos