Políticas públicas de comunicação e cidadania digital

Autores

  • Elen Cristine Geraldes
  • Vanessa Negrini

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.15.038.AO06

Palavras-chave:

Políticas públicas, Cidadania digital, Tecnologias de informação, Tecnologias de comunicação, Inclusão digital

Resumo


Pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil sobre o uso das tecnologias de infor-mação e comunicação (TIC) no país revela que o acesso à Internet e ao uso de computadores permanece desigual entre os diferentes extratos sociais e regiões brasileiras. Enquanto 98% da classe A e 80% da classe B possuem acesso à Internet, o percentual cai para 39% na classe C e 8% nas classes D e E. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios conectados é de 48%, enquanto nas rurais chega a 15%. Como, cada vez mais, as informações sobre o governo e o acesso a serviços ocorre por meio da rede, a inclusão digital se torna um desafio de primeira ordem para a comunicação pública, para que o exercício da cidadania seja pleno. O Estado precisa desenvolver políticas públicas de comunicação efetivas para diminuir essas diferenças, sob pena de se agravar ainda mais as desigualdades sociais já existentes. Neste artigo, realiza-se um cruzamento dos principais dados do estudo do CGI com levantamentos realizados por outras instituições de pesquisa sobre TIC, promovendo uma análise conceitual à luz das teorias de comunicação pública.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Geraldes, E. C., & Negrini, V. (2014). Políticas públicas de comunicação e cidadania digital. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(38). https://doi.org/10.7213/comunicacao.15.038.AO06

Edição

Seção

Artigos