Os desafios da comunicação voltada ao torcedor de futebol: estudo exploratório baseado no constructo “amor ao time”

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha
  • Celso Figueiredo Neto

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22464

Palavras-chave:

Constructo amor ao time de futebol, Consumidor baixa renda, Comunicação

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar atitudes do consumidor da baixa renda resi-dente em São Paulo, Capital com relação ao amor ao time de futebol. O estudo se justifica pela importância do futebol no Brasil e pela escassez de trabalhos acadêmicos focados em atitudes do torcedor da baixa renda no Brasil. O artigo inicia com breve revisão bibliográfica, seguida da apresentação dos resultados da pesquisa empírica. Foram entrevistados 305 indivíduos residentes na cidade de São Paulo, selecionados por amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados mostram que o constructo amor ao time de futebol (avaliado em termos de paixão, self estendido, satisfação, participação, lealdade e comprometimento), explicitando a relação afetiva entre o indivíduo e o time, pode ajudar a entender o comportamento do torcedor/consumidor esportivo da baixa renda.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Bacha, M. de L., & Figueiredo Neto, C. (2014). Os desafios da comunicação voltada ao torcedor de futebol: estudo exploratório baseado no constructo “amor ao time”. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(37). https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22464

Edição

Seção

Artigos