Organicidade de classe e empresas jornalísticas: uma crítica à ideia de Partido da Imprensa

Autores

  • Fábio César Venturini

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22462

Palavras-chave:

Partido da imprensa, Imprensa orgânica, Autocracia burguesa

Resumo


A atuação parcial de veículos de imprensa na cobertura de temas ligados a governos de diversos níveis, em função do partido que ocupa a gestão da coisa pública, fez com que jornalistas independentes utilizassem a ideia de “Partido da Imprensa” para designar um grupo de empresas que trabalhariam como organizações político-partidárias com atuação mais intensa em período eleitoral. Este artigo propõe a análise das características destas empresas, sua formação história e relações com o poder para verificar se o seu caráter é partidário. Foi usado o método materialista-dialético de articulação bibliográfica e de fontes para analisar a sua formação histórica, relações político-econômicas e avaliar se a ideia de “partido da imprensa” trata de uma “sloganização”, ou seja, a síntese de forma didática de uma ideia complexa que acaba por interditar a possibilidade de compreensão do objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Venturini, F. C. (2014). Organicidade de classe e empresas jornalísticas: uma crítica à ideia de Partido da Imprensa. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(37). https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22462

Edição

Seção

Artigos