Atuação e inovação no trabalho de artistas na televisão brasileira

Autores

  • Wellington Dias de Melo
  • Priscila Ferreira Perazzo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22460

Palavras-chave:

Comunicação, Inovação, Televisão, Atuação

Resumo


A produção de televisão expandiu-se no Brasil entre os anos de 1960 e 1970. Os atores e atrizes, que iniciavam nesse meio, depararam-se com a necessidade de criar novos métodos de atuação diante das câmeras. Não havia técnicas ou manuais sobre como atuar para televisão. Procuraram testar práticas de atuação, diferentemente daquelas que faziam em outros meios. Este artigo tem como objetivo identificar, a partir de 19 entrevistas, dadas ao jornalista Jefferson Balbino, publicadas no site No Mundo dos Famosos, as mudanças ocorridas no trabalho de atores e atrizes que atuaram na televisão brasileira. A partir desses relatos, conclui-se que a atuação na TV, em seu início, era empírica e experimental, permitindo que os artistas criassem novas técnicas e contribuíssem para a redação de manuais de atuação, constituindo-se um processo de inovação na comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Melo, W. D. de, & Perazzo, P. F. (2014). Atuação e inovação no trabalho de artistas na televisão brasileira. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(37). https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22460

Edição

Seção

Artigos