Internet, Democracia e Comunicação de Governo - análise do conteúdo da página do Facebook do Portal Brasil da Presidência da República

Autores

  • Juliana Pires Ferreira Nogueira
  • Carlos Potiara Castro

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22459

Palavras-chave:

Comunicação Pública, Mídias Sociais, Governo, E-democracia, Facebook

Resumo


O presente artigo avalia a comunicação do governo federal, do ponto de vista da comunica-ção pública, por meio de análise de conteúdo da página do Facebook do Portal Brasil. O conceito de comunicação pública prevê, além da promoção institucional, a prestação de serviço e o incentivo à participação da sociedade. As mídias sociais abrem novos caminhos à participação do cidadão no dia a dia da política. Participação essa que se concretiza por meio da abertura de canais de comunicação compatíveis com as potencialidades das tecno-logias de informação e comunicação (TICs). A forma como os poderes públicos se comuni-cam torna-se desse modo um importante objeto de estudo. Observou-se que o governo usa as mídias sociais para disseminar informação e fazer prestação de serviço ao público ao mesmo tempo em que há um foco muito forte na promoção de atividades governamentais. Além disso, durante o período estudado, nenhum post buscava incentivar a participação do cidadão, e apenas 6% visou algum tipo de interação com o usuário das redes. Concluiu-se que apesar da página estudada prezar pela prestação de serviço, ainda há uma ênfase no uso da rede social oficial para a comunicação política, transitória, e não pública, de caráter mais permanente.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Nogueira, J. P. F., & Castro, C. P. (2014). Internet, Democracia e Comunicação de Governo - análise do conteúdo da página do Facebook do Portal Brasil da Presidência da República. Revista De Estudos Da Comunicação, 15(37). https://doi.org/10.7213/rec.v15i37.22459

Edição

Seção

Artigos