Espaço urbano como comunicação: signos da paisagem

Autores

  • Lucia Teresinha Peixe Maziero
  • João Henrique Bonametti

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO08

Palavras-chave:

Comunicação, Espaço urbano, Semiótica

Resumo


Neste artigo são apresentados conceitos clássicos de semiótica aplicados às linguagens do espaço urbano, tendo como foco a compreensão da comunicação resultante da cognição humana na percepção da cidade. Construiu-se um roteiro conceitual, com base na semiótica e na psicologia cognitiva, para discutir a ação dos signos da paisagem, produzidos pelo homem e pela natureza. Propôs-se uma abordagem analítica, gerando uma rotina de pensamento a ser utilizada como meio de potencializar a condição comunicativa do espaço urbano na identificação e compreensão das linguagens que se manifestam. Como recorte da paisagem urbana, utilizou-se o exemplo de análise sobre um parque contemporâneo. Relacionando-se os significados corporificados no espaço com aqueles que existem apenas no imaginário das pessoas, observa-se a transformação do lugar, priorizando resultados à sociedade e à valorização individual e coletiva. A temática da comunicação do ambiente urbano pode trazer avanços nas abordagens conceituais e metodológicas, visando a um novo formato de produção de conteúdo sobre o modo de pensar as cidades.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Maziero, L. T. P., & Bonametti, J. H. (2013). Espaço urbano como comunicação: signos da paisagem. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(35). https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO08

Edição

Seção

Artigos