O espaço do ouvinte: uma análise da interatividade nos sites das rádios CBN e Gaúcha

Autores

  • Mirian Redin de Quadros
  • Debora Cristina Lopez

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7661

Palavras-chave:

Internet, Interatividade, Websites, Rádio

Resumo


O objetivo do presente artigo é refletir sobre a interatividade no rádio no atual processo de convergência midiática, especialmente no que se refere à utilização de websites institucionais como ferramentas de interação com os ouvintes. Para tanto, concentra-se na análise das possibilidades interativas disponibilizadas aos ouvintes-internautas nos websites de duas emissoras de rádio de caráter informativo: CBN e Gaúcha. A pesquisa desenvolve-se inicialmente a partir de um estudo bibliográfico exploratório sobre o conceito de interatividade, buscando construir uma definição do termo, partindo desde as origens da palavra “interação” até sua potencialização na comunicação mediada pelo computador. Em seguida, a análise dos websites das emissoras selecionadas será realizada mediante a aplicação da Ferramenta para Análise de Interatividade em Cibermeios. Ao final, com base nos dados coletados, pondera-se sobre os espaços destinados pelas emissoras para a interação com os ouvintes, refletindo sobre os principais gargalos na utilização dos websites institucionais como ferramentas interativas para o rádio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-17

Como Citar

Quadros, M. R. de, & Lopez, D. C. (2013). O espaço do ouvinte: uma análise da interatividade nos sites das rádios CBN e Gaúcha. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7661

Edição

Seção

Artigos