Conteúdo digital interativo para tablets-iPad: uma forma híbrida de conteúdo digital

Autores

  • Rita de Cássia Romeiro Paulino

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7657

Palavras-chave:

Publicação digital, Tablets, iPad, Interatividade, Lexias interativas

Resumo


Convivemos atualmente com um novo meio para transferir informações, os tablets. Esses equipamentos concentram possibilidades de mesclar os recursos de visualização de mídia impressa com o lado interativo da mídia online. É uma nova mídia que começa a ser explorada não só pela área da comunicação e tecnologia, mas também pela área da educação. As possibilidades de apresentar um conteúdo didático interativo são inimagináveis, de tal modo que o conteúdo possa se apresentar de forma lúdica e com fácil assimilação. Tais possibilidades interativas configuram, segundo uma abordagem sistêmica, um sistema sociotecnológico. A possibilidade do toque e movimentos na tela do iPad ou do tablet estimula a interação com o conteúdo midiático (texto, fotos, áudio, vídeos, animações, infográficos e mapas) e proporciona ao leitor diversos caminhos na construção de uma narrativa única. Este artigo pretende situar as revistas digitais para tablets e suas lexias interativas2 como um sistema social e interativo, não tecnocêntrico, segundo as teorias do modelo CESM, de Mario Bunge (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-17

Como Citar

Paulino, R. de C. R. (2013). Conteúdo digital interativo para tablets-iPad: uma forma híbrida de conteúdo digital. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7657

Edição

Seção

Artigos