Representações negativas do envelhecimento na comunicação pública brasileira: Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa no Trânsito

Autores

  • Denise Regina Stacheski

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7430

Palavras-chave:

Comunicação pública, Envelhecimento, Idosos, Representações sociais

Resumo


O artigo tem como objetivo verificar representações negativas dos idosos por meio de um recorte midiático, vinculado ao diálogo da comunicação pública (Estado, governo e os cidadãos), no Brasil. São referenciados autores nas áreas do envelhecimento (BEAUVOIR, 1990; DEBERT, 1999; PAPALÉO NETTO, 2007; GROISMAN, 1999; ELIAS, 2001; NERI, 2004; JARDIM, 2007), da comunicação pública (DUARTE, J., 2009; MATOS, 2009; BRANDÃO, 2009; ZEMOR, 1995) e de aspectos sociais (THOMPSON, 1998; BAKHTIN, 1997; GOFFMAN, 2008). De forma metodológica, a análise de conteúdo de Bardin (1995), pelo viés qualitativo, será o método norteador do estudo. No decorrer do artigo são apresentadas dez notícias publicadas por mídias impressas brasileiras, captadas do clipping da Campanha de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa no Trânsito do Governo Federal do Brasil, no ano de 2010.

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Publicado

2012-11-17

Como Citar

Stacheski, D. R. (2012). Representações negativas do envelhecimento na comunicação pública brasileira: Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa no Trânsito. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(32). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7430

Edição

Seção

Artigos