JORNALISMO DAS FONTES: A PROFISSIONALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Aldo Antonio Schmitz

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7429

Palavras-chave:

Jornalismo, Comunicação nas organizações, Assessoria de imprensa, Profissionalização

Resumo

Este artigo aborda a apropriação dos processos e fundamentos do jornalismo pelas fontes de notícias, que trataram de profissionalizar a comunicação nas suas organizações para interferir estrategicamente no espaçopúblico, a mídia. Utilizam técnicas refinadas de comunicação nas relações com os jornalistas. Fazem um planejamento apurado das interferências na mídia, incluindo a capacitação das fontes (mídia training). O objetivo é tratar dessas questões, desde as características da assessoria de imprensa contemporânea, suas ferramentas, a consolidação dos jornalistas nessa função, o treinamento das fontes e suas relações com o jornalismo, gestão de crises e mensuração de resultados. O trabalho conjuga esse fenômeno com uma pesquisa de opinião (survey), quantitativa, com 440 entrevistados, entre fontes de notícias, assessores de imprensa e jornalistas. Isso permite verificar e demonstrar as ações e estratégias das fontes, inclusive as equivocadas, em persuadir os jornalistas a reproduzir os fatos, os enfoques, as falas e os seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-17

Como Citar

Schmitz, A. A. (2012). JORNALISMO DAS FONTES: A PROFISSIONALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(32). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7429

Edição

Seção

Artigos