A comunicação institucional e o conteúdo gerado pelos usuários no Facebook envolvendo a companhia TIM

Autores

  • Suelen Loraine Aguilar Albuquerque
  • Cibele Abdo Rodella

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7428

Palavras-chave:

Comunicação institucional, Facebook, Repercussão negativa

Resumo


A pesquisa propôs compreender de que forma os consumidores e usuários do Facebook geram conteúdo que produz sentidos na comunicação institucional da organização TIM (Telecom Italia Mobile). A partir das proposições da comunicação organizacional e dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, da pesquisadora francesa Laurence Bardin, a investigação foi desenvolvida. O objeto de estudo do trabalho é a comunicação presente no Facebook, produzida por meio das informações e opiniões compartilhadas, comentadas e curtidas por usuários. Com o processo analítico, observou-se que quando as exposições deconteúdo negativo na rede mundial repercutem e se tornam notícias, as opiniões e as deficiências referentes à corporação são legitimadas. Notou-se, nos trechos analisados, que o usuário produtor de conteúdo corporativoé uma ferramenta da comunicação institucional, que pode construir, (des)construir e, até mesmo, (re)construir a identidade, imagem e reputação organizacional

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Publicado

2012-11-17

Como Citar

Albuquerque, S. L. A., & Rodella, C. A. (2012). A comunicação institucional e o conteúdo gerado pelos usuários no Facebook envolvendo a companhia TIM. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(32). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7428

Edição

Seção

Artigos