Figurações do leitor no suplemento cultural: um estudo de caso do caderno Mais!, da Folha de S. Paulo

Autores

  • Marcelo Fernando de Lima

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22404

Palavras-chave:

Teorias da recepção, Jornalismo cultural, Mediação cultural, História do jornalismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é, com base nas teorias da recepção, investigar como o leitor foi representado no suplemento cultural Mais!, do jornal Folha de S. Paulo, um dos cadernos de grande destaque nas década de 1990 e 2000 no país. O estudo parte da ideia de que uma publicação jornalística cria diversas imagens de seu público leitor e que essas representações se alteram com o passar do tempo, influenciadas por estratégias editoriais ou por outros fatores. Essas figurações nem sempre são definidas com clareza pelos jornais, embora seja possível percebê-las na leitura de textos que indicam, de forma direita ou por meio do uso de metáforas, a constituição de seu interlocutor. Neste trabalho, realizado a partir da análise de textos e de um banco de dados sobre o suplemento, verificamos mudanças na concepção do leitor do Mais!, o que sugere a diminuição de seu papel como mediador entre o público e a produção cultural.

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Publicado

2012-11-17

Como Citar

Lima, M. F. de. (2012). Figurações do leitor no suplemento cultural: um estudo de caso do caderno Mais!, da Folha de S. Paulo. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(31). https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22404

Edição

Seção

Artigos