Constituição histórica do poder na mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder

Autores

  • Carla Candida Rizzotto

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22403

Palavras-chave:

Quarto poder, História da imprensa, Concentração midiática

Resumo

Este artigo faz parte de pesquisa de doutorado a respeito das relações comunicacionais, dos efeitos e dos contratos comunicacionais dos chamados “quarto poder”, representado pela mídia, e “quinto poder”, representado por experiências de resistência à influência midiática. O quarto poder, em sua origem, se referia ao papel da mídia como fiscalizadora dos demais poderes; hoje, contudo, este poder está relacionado com a articulação da agenda da sociedade e a influência política, econômica e cultural exercida. Neste momento da pesquisa, é fundamental entender como se formou tal poder. Para isso, faz-se necessário revisar a história do surgimento e evolução da imprensa no Brasil, com base em Nelson Werneck Sodré (1999) e Marialva Barbosa (2007). Com base na revisão histórico-bibliográfica, este artigo tem como objetivo mostrar que o modo como o jornalismo se constituiu no Brasil é um importante indicador da identidade política dos jornalistas, pois historicamente o jornalismo sempre esteve submetido ao poder político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-17

Como Citar

Rizzotto, C. C. (2012). Constituição histórica do poder na mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(31). https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22403

Edição

Seção

Artigos