Persuasão em perspectiva: Elaboration LikelihoohModel e o Modelo de Abordagem Narrativa

Autores

  • Karlan Müller Muniz
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22402

Palavras-chave:

Persuasão, Elaboration Likelihood Model, Narrativa

Resumo

O processo de persuasão e mudança de atitudes é um tema explorado em diversos campos de estudo, com modelos clássicos estabelecidos na área de comportamento do consumidor há mais de 30 anos, como o Elaboration Likelihood Model. Ainda assim, alguns estudos nessa área vêm oferecendo modelos alternativos que rivalizam com ou complementam o conhecimento existente sobre o assunto. No contexto acadêmico brasileiro, especificamente na área de publicidade, os modelos de persuasão são poucos explorados, e não existem trabalhos que enfoquem o modelo de processamento narrativo e seu mecanismo de transportation visando à posterior mudança de atitudes do consumidor. Este artigo procura preencher esta lacuna apresentando revisão teórica sobre os dois modelos e discutindo as diferenças e os espaços para o desenvolvimento acadêmico em torno deste tema, em relação a gaps na teoria existente e especificamente no contexto brasileiro.

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Publicado

2012-11-17

Como Citar

Muniz, K. M., & Maffezzolli, E. C. F. (2012). Persuasão em perspectiva: Elaboration LikelihoohModel e o Modelo de Abordagem Narrativa. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(31). https://doi.org/10.7213/rec.v13i31.22402

Edição

Seção

Artigos