Comunicação comunitária e jornalismo cidadão: diferenças teóricas e a apropriação mercadológica

Autores

  • Thays Helena Silva Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7240

Palavras-chave:

Jornalismo cidadão, Comunicação comunitária, Participação, Mercado da comunicação, Fontes

Resumo

Por meio de apresentação sistemática dos conceitos sobre comunicação comunitária e jornalismo cidadão, busca-se compará-los de modo a identificar divergências e semelhanças. A proposta é verificar que elementos os aproximam e os distanciam na pesquisa em comunicação e como esses elementos atingem o processo de produção de conteúdo nas empresas de comunicação ou são apropriados por elas. Pesquisa bibliográfica de abordagem dialética e que não se fecha nos termos apresentados, constitui espaço de debate do ponto de vista epistemológico. Conclui-se que esses conceitos da comunicação estão em constante transformação visando a novo formato de produção de conteúdos, de fontes participativas e distribuição de novas formas de produtos midiáticos, e que acabam sendo absorvidas pela lógica de mercado, mas que apresentam diferenciações fundamentais. Os conceitos ainda conservam sua validade teórica.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Teixeira, T. H. S. (2012). Comunicação comunitária e jornalismo cidadão: diferenças teóricas e a apropriação mercadológica. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(30). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7240

Edição

Seção

Artigos