Por uma nova ética na publicidade infantil: alternativas frente às propostas em discussão

Autores

  • Ana Paula Bragaglia
  • Adilson Cabral
  • Ingrid Schumann Seabra Martins

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7235

Palavras-chave:

Publicidade infantil, Sociedade civil, Políticas de comunicação, Regulação da publicidade, Ética publicitária

Resumo

A proposta deste artigo é sistematizar contribuições para a compreensão de uma via diferenciada sobre o debate referente à publicidade relacionada ao público infantil, polarizado entre as concepções da sociedade civil, que sugere não compreender a publicidade como atividade produtiva relevante, e o mercado, que parece não se dispor, na prática, a compreender a publicidade como atividade capaz de se pautarem princípios socialmente responsáveis. É fruto de uma pesquisa conduzida desde agosto de 2010, no âmbito do projeto “Publicidade e criança: diálogos possíveis sob o marco ético-legal”, apoiado pelo Edital PIBIC/CNPq de 2010-2011, e busca, a partir do levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, apresentar uma proposta intermediária em termos de alternativas éticas, para além, portanto, da proibição completa ou restrição de horários de veiculação.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Bragaglia, A. P., Cabral, A., & Martins, I. S. S. (2012). Por uma nova ética na publicidade infantil: alternativas frente às propostas em discussão. Revista De Estudos Da Comunicação, 13(30). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7235

Edição

Seção

Artigos