ADAPTAÇÃO E FICÇÃO SERIADA: A ATUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS SOCIAIS EM SINHÁ MOÇA

Autores

  • Márcia Gomes Marques
  • Hellen Camara

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v12i29.22374

Palavras-chave:

Remake, Adaptação, Telenovela, Representação social

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir acerca de uma importante tendência da produção audiovisual na atualidade, a saber, a refeitura de obras em forma de remake ou de adaptação para a produção de “novos” produtos midiáticos. Nesse sentido, analisa-se a adaptação do romance Sinhá Moça, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, para o audiovisual televisivo, da qual já foram feitas duas versões em forma de ficção seriada, tratando das implicações da transposição do livro para a televisão e dos ajustes relativos ao gênero e ao suporte. Também são introduzidas questões ligadas à construção e à representação dos personagens femininos das obras, aos valores sociais a eles atribuídos, e às mudanças de comportamento e visão de mundo referentes à atualização e à contextualização conteudística. Entre os fatores relevantes para o entendimento da adaptação, disserta-se sobre a exigência de fidelidade à obra-fonte e sobre a impossibilidade de obtê-la devido aos câmbios de linguagem e de público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-14

Como Citar

Marques, M. G., & Camara, H. (2011). ADAPTAÇÃO E FICÇÃO SERIADA: A ATUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS SOCIAIS EM SINHÁ MOÇA. Revista De Estudos Da Comunicação, 12(29). https://doi.org/10.7213/rec.v12i29.22374

Edição

Seção

Artigos