A comunicação interna em empresas familiares

Autores

  • Amanda da Silva
  • Camila Taiana Poburko
  • Letícia Felipak dos Passos
  • Rafaela dos Passos Tortelli
  • Maria Teresa Marins Freire

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22349

Palavras-chave:

Comunicação interna, Empresa familiar, Informação, Integração

Resumo

O presente relato é resultado do trabalho de conclusão de curso de alunas de Relações Públicas da PUCPR,cujo enfoque é a comunicação interna e seus benefícios para uma empresa familiar, a Fabor Indústria eComércio Ltda., que atua no segmento de serras e usinagem. A realização de uma pesquisa institucionalpermitiu a análise da situação interna e determinou a estruturação e operacionalização do Programa deRelacionamento com o Colaborador (PRC), cujo objetivo era implantar uma comunicação interna para ofortalecimento da relação com o colaborador e do crescimento empresarial. A ausência de comunicaçãoproporciona muitos conflitos entre uma família, um grupo de amigos e uma equipe de trabalho, e na empresafamiliar esse aspecto pode se acentuar, pois quando a gestão de uma organização é formada por parentes,os conflitos familiares, as discordâncias e os fatos antigos podem interferir no relacionamento dos gestorese, consequentemente, no relacionamento geral da empresa. Após a implantação do PRC, foi realizada umaavaliação, por meio de pesquisa de opinião, que demonstrou a aceitação e a efetividade do programa proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-14

Como Citar

Silva, A. da, Poburko, C. T., Passos, L. F. dos, Tortelli, R. dos P., & Freire, M. T. M. (2010). A comunicação interna em empresas familiares. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(26). https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22349

Edição

Seção

Comunicações Científicas