A RECRIAÇÃO DA REALIDADE PELO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Renata Corrêa Coutinho Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba/SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21646

Palavras-chave:

Discurso publicitário. Mensagem publicitária. Responsabilidade social empresarial. Argumento ético-social

Resumo

Este artigo apresenta a contextualização histórico-social do surgimento das mensagens publicitárias, bem como destaca o processo evolutivo dos argumentos comunicativos –o racional e o emocional – e sua correlação aos estágios de desenvolvimento da sociedade capitalista brasileira, o que faz surgir o argumento ético-social. Tratada como um espelho da sociedade, a publicidade pode ser entendida como um gênero narrativo que carrega em sua composição elementos extraídos do contexto em que foi concebida, pois seu objetivo é o de buscar o estabelecimento de identificação com o público a que se dirige, a fim de que esse a perceba como um intensificador de atitudes, esperanças e sonhos que povoam o seu imaginário pessoal.

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Publicado

2009-09-18

Como Citar

Corrêa Coutinho, R. (2009). A RECRIAÇÃO DA REALIDADE PELO DISCURSO PUBLICITÁRIO. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(22). https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21646

Edição

Seção

Artigos