ARGUMENTAÇÃO ÉTICA: campanha educativa do Jornal do Ônibus
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18474Palavras-chave:
Ética. Argumentação. Campanha educativa. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 21, p. 85-90, jan./abr. 2009Resumo
A campanha educativa Gentileza urbana é... faz parte do Jornal do Ônibus, um boletim informativo afixado nos coletivos urbanos da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte. Neste trabalho, pretendemos entender qual estratégia é usada nesta campanha, para atingir seu objetivo de persuadir os usuários de transporte coletivo a comportarem-se de maneira moralmente positiva. Através da técnica de pesquisa Análise Argumentativa, que se mostrou apropriada para investigar a argumentação desenvolvida em um meio de comunicação, percebemos que é utilizada uma argumentação ética, cujos elementos (dados, proposições, garantias e apoios) se mostram adequados à finalidade pretendida. Além disso, observamos que a campanha tem um caráter universalista, ou seja, se opõe a uma visão relativista da ética. Segundo uma perspectiva kantiana, podemos dizer que os criadores da campanha consideram que os enunciados devem ser leis de abrangência universal, ou seja, regras gerais que devem ser cumpridas por todo e qualquer usuário de transporte coletivo, que são tornadas públicas no jornal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-29
Como Citar
Cardoso de Campos, M. T., Madrona Moreira Salles, V., Lima Fonseca, M., & Fortes de Figueiredo, D. (2009). ARGUMENTAÇÃO ÉTICA: campanha educativa do Jornal do Ônibus. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(21). https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18474
Edição
Seção
Trabalho de Pesquisa
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.