DAS NOVAS TEXTUALIDADES ÀS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA: comunicação, tecnologia e semiótica

Autores

  • Edson Fernando Dalmonte Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), Salvador, BA - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18462

Palavras-chave:

Jornalismo. Tecnologia. Semiótica textual

Resumo

No contexto atual da comunicação de massa, caracterizado pela convergência tecnológica, o presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de texto sob duas perspectivas: 1) o texto semiótico, como resultado da articulação de intencionalidades e propostas de itinerários de leitura. Para que se possa construir a chamada função sígnica, responsável por marcar a correlação entre a forma de conteúdo e a forma da expressão, e por consequência chegar à noção de texto, é preciso tomar uma decisão, ou seja, estabelecer a distinção entre sistema de significação e processo de comunicação; 2) o texto sob o ponto de vista da pragmática tecnológica que propicia a fusão de modalidades textuais distintas, que passam a compor blocos fluidos de texto. Logo, aborda-se o texto não como elemento que se abre a múltiplas interpretações, mas como elemento capaz de suscitar uma mobilização de quem o lê, ou seja, uma performance prevista. A partir dos questionamentos advindos do encontro do leitor com o texto em novas plataformas, indaga sobre os novos regimes de significação.

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Publicado

2009-08-29

Como Citar

Dalmonte, E. F. (2009). DAS NOVAS TEXTUALIDADES ÀS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA: comunicação, tecnologia e semiótica. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(21). https://doi.org/10.7213/rec.v10i21.18462

Edição

Seção

Artigos