COMUNICAÇÃO E TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PARANÁ

Autores

  • Márcio David Macedo da Silva
  • Queila Regina Souza

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v9i19.15425

Palavras-chave:

Terceiro setor, Comunicação, Marketing social.

Resumo

Apesar de muito celebrado como uma das novidades em termos de alternativa na formulação de políticas públicas e na prestação de serviços de interesse social, o “Terceiro Setor” ainda é relativamente pouco pesquisado pela acadêmia brasileira. Desta forma, os resultados da pesquisa de campo aqui apresentada, realizada com entidades atuantes no terceiro setor em Guarapuava/Pr, procura identificar quais ferramentas de comunicação as entidades utilizam para falar com seus diversos públicos. Além disso, apresenta alguns conceitos de comunicação aplicados ao terceiro setor tais como processos e estratégias comunicacionais. A seleção de entidades pesquisadas foi feita junto à Secretaria de Promoção Social do município e do Grupo de Voluntários Lobo Solidário. A partir da análise dos dados obtidos, percebe-se que a utilização sistemática de ferramentas de comunicação não é uma prática disseminada entre os vários tipos de organizações do Terceiro Setor em Guarapuava. Nenhuma das organizações pesquisadas apresentou características que caracterizem o uso eficiente e profissional da comunicação. Concluiu-se que há dispersão de esforços na comunicação, além de dificuldade generalizada de identificação e acesso ao públicos-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-14

Como Citar

Macedo da Silva, M. D., & Souza, Q. R. (2008). COMUNICAÇÃO E TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PARANÁ. Revista De Estudos Da Comunicação, 9(19). https://doi.org/10.7213/rec.v9i19.15425

Edição

Seção

Comunicações Científicas