Aulas práticas com animais vivos

Autores

  • Ana Sílvia Miranda Passerino
  • Anamaria Gonçalves Santos Feijó
  • Adriana Malheiro
  • Etelcia Molinaro
  • Luciana Lyra Casais-e-Silva
  • Vera Peters
  • Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira
  • Marta Luciane Fischer
  • Renata Bicudo Molinari
  • Lilian Gauto Quintana

DOI:

https://doi.org/10.7213/estud.biol.36.SE.03

Palavras-chave:

CEUA, CONCEA, Ética animal, Princípios dos três erres

Resumo

Durante o workshop “Sucessos e Vicissitudes das CEUAs”, realizado em novembro de 2013, foi debatido o tema “Aulas práticas com animais vivos”, com o objetivo de se conhecer a realidade deste tema em outras instituições e como ele é abordado pelas CEUAs. Sabe-se ser este um tema bastante polêmico, pois há profissionais que não mais adotam os animais vivos em suas práticas de aula e outros que têm bastante dificuldade em deixar de usá-los. Deve-se sempre seguir as leis vigentes, tentando minimizar o número de animais usados, respeitando-se o princípio dos 3 Rs. Os participantes foram divididos em dois grupos heterogêneos (G1 e G2) nos quais foram discutidos diversos tópicos referentes ao tema principal. Os grupos chegaram a conclusão que é um tema bastante controverso e que há necessidade de mais encontros para que se de início a uma padronização dentro das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Como Citar

Passerino, A. S. M., Feijó, A. G. S., Malheiro, A., Molinaro, E., Casais-e-Silva, L. L., Peters, V., … Quintana, L. G. (2014). Aulas práticas com animais vivos. Estudos De Biologia, 36. https://doi.org/10.7213/estud.biol.36.SE.03

Edição

Seção

Suplemento Especial: Workshop: “Sucessos e Vicissitudes das CEUAs” (CEUAs)