Fenologia vegetativa e reprodutiva de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Aluvial – Araucária (PR)

Autores

  • Jaçanan Eloisa de Freitas Milani
  • Carlos Vellozo Roderjan
  • Rodrigo de Andrade Kersten
  • Franklin Galvão

DOI:

https://doi.org/10.7213/estud.biol.35.085.AO04

Palavras-chave:

Brotação, Fenofases, Queda foliar

Resumo

Eventos fenológicos vegetativos e reprodutivos de Schinus terebinthifolius foram avaliados por três anos (2009-2012), em fragmento de Floresta Ombrófila Mista Aluvial, no município de Araucária (PR). Schinus terebinthifolius é uma espécie pioneira e de ampla distribuição, inclusive naqueles ambientes considerados restritivos para a grande maioria das espécies, como é o caso da maioria dos ambientes aluviais. O período de queda foliar da espécie iniciou-se entre julho e agosto, e o de brotação de folhas ocorreu em dois momentos: o primeiro de agosto a setembro, concomitante à queda foliar, e o segundo de janeiro a março, período em que ocorreram as mais altas taxas de precipitação. Nos aspectos reprodutivos, observou-se a floração ocorrendo de outubro a novembro e a frutificação de novembro a março. O longo período de frutificação pode ser uma das estratégias da espécie que resultou na sua ampla distribuição natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Como Citar

Milani, J. E. de F., Roderjan, C. V., Kersten, R. de A., & Galvão, F. (2013). Fenologia vegetativa e reprodutiva de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Aluvial – Araucária (PR). Estudos De Biologia, 35(85). https://doi.org/10.7213/estud.biol.35.085.AO04

Edição

Seção

Fluxo Contínuo