Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR)

Autores

  • Ariádina Maria Reis Almeida
  • Márcia Arzua
  • Patricia Weckerlin Silva Trindade
  • Antenor Silva Junior

DOI:

https://doi.org/10.7213/estud.biol.7845

Palavras-chave:

Ecologia urbana, Fauna urbana, Parques urbanos

Resumo

No meio urbano, as áreas verdes são ambientes importantes para a manutenção da fauna silvestre. A capivara Hydrochoerus hydrochaeris Linnaeus, 1766, é uma das espécies que se bene%cia dessas áreas nas grandes cidades. Para veri%car a ocorrência desse roedor de grande porte nas áreas verdes do município de Curitiba foram visitados 13 parques públicos. A coleta de dados ocorreu mediante método de contagem direta dos animais e por meio do registro de vestígios deixados pelas capivaras no ambiente, tais como fezes, pegadas, carreiros, abrigos e marcas de alimentação em vegetação. Os resultados indicaram a presença de capivaras em 11 parques, sendo o parque Tingui o que apresentou o maior número de animais nos dois anos de coleta de dados (2008 e 2010). Este estudo também verificou a presença de capivaras entre quatro áreas, que pode estar relacionada à movimentação entre esses parques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Como Citar

Almeida, A. M. R., Arzua, M., Trindade, P. W. S., & Silva Junior, A. (2013). Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR). Estudos De Biologia, 35(84). https://doi.org/10.7213/estud.biol.7845

Edição

Seção

Fluxo Contínuo