Efeitos da temperatura na germinação de sementes de Prunus brasiliensis (Cham. & Schlecht.) D. Dietrish, provenientes do solo e das fezes de Brachyteles arachnoides (E. Geoffroy, 1806) (Atelinae – Primates)

Autores

  • Patricia Avello Nicola
  • Nicholas Kaminski
  • Marcela Cristiane Franke
  • Luiz Cezar Machado Pereira
  • Antonio Carlos Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v34i82.22898

Palavras-chave:

Dormência, Pessegueiro-bravo, Primata, Mono-carvoeiro

Resumo

Prunus brasiliensis (pessegueiro-bravo) é a principal fonte alimentar de Brachyteles arachnoides durante o período de frutificação.Dois lotes de sementes de Prunus brasiliensis foram coletados, neste estudo, um diretamente do solo e outro triado das fezes de Brachyteles arachnoides. As sementes foram acondicionadas em caixas do tipo gerbox, entre vermiculita umedecida com água destilada, e mantidas em câmaras de germinação tipo B.O.D., às temperaturas constantes de 20, 25 e 30 ºC. As checagens foram feitas diariamente, e os resultados foram expressos em porcentagem de germinação e índice de velocidade de germinação. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que a faixa ótima de temperatura para a germinação de sementes de Prunus brasiliensis é de 30 ºC. Não foram observadas diferenças na germinação de sementes provenientes do solo ou das fezes de Brachyteles arachnoides, demonstrando que a espécie se comporta como dispersora de sementes,sendo que a dormência das sementes não é quebrada com a passagem destas pelo trato digestório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-27

Como Citar

Nicola, P. A., Kaminski, N., Franke, M. C., Pereira, L. C. M., & Nogueira, A. C. (2012). Efeitos da temperatura na germinação de sementes de Prunus brasiliensis (Cham. & Schlecht.) D. Dietrish, provenientes do solo e das fezes de Brachyteles arachnoides (E. Geoffroy, 1806) (Atelinae – Primates). Estudos De Biologia, 34(82). https://doi.org/10.7213/reb.v34i82.22898

Edição

Seção

Fluxo Contínuo