Canela Sassafrás (Ocotea Odorifera): Bioecologia e uso sustentável - avaliação nutricional do Sassafrás - estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.7213/reb.v28i64.22134Palavras-chave:
Sassafrás, Ocotea odorifera, Safrol, Óleo essencialResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da omissão de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S, Zn, Cu e B) e adubação orgânica com esterco animal, distribuído em 11 tratamentos com 5 repetições em casa de vegetação e no campo. As mudas utilizadas no experimento em casa de vegetação (55 plantas) são de regeneração natural, oriundas de Tijucas do Sul, Paraná, com 20 a 30 cm de altura e transferidas para vasos com capacidade para 10 kg de solo. O substrato para os vasos foi retirado da própria floresta e o experimento de campo foi realizado na Fazenda Experimental Gralha Azul, município de Fazenda Rio Grande (25037’S, 49017’W), com 55 (cinqüenta e cinco) árvores com idade média entre 15 e 20 anos. O tratamento que recebeu adubação orgânica teve um incremento em altura 24,44% superior à testemunha, sendo também pouco superior ao tratamento que recebeu fertilização completa. O maior número de folhas foi constatado também no tratamento com adubação orgânica (T10) e teve 20,8% mais folhas que o testemunho enquanto que T1 (completo) e T6 (- Mg) tiveram ambos 25% de redução na produção de folhas. Observou-se homogeneidade no incremento em altura entre os tratamentos no inverno e primavera, exceto para o tratamento T7 (omissão de S). O maior percentual de safrol foi obtido quando da omissão de Zn e os menores quando omitidos P (fósforo), K (potássio) e S (enxofre). Os resultados obtidos são preliminares e demonstram a importância da necessidade nutricional do vegetal, o que parece afetar a composição do óleo essencial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-11-24
Como Citar
Keil, S. S., Reissmann, C. B., & Péllico Netto, S. (2006). Canela Sassafrás (Ocotea Odorifera): Bioecologia e uso sustentável - avaliação nutricional do Sassafrás - estudo preliminar. Estudos De Biologia, 28(64). https://doi.org/10.7213/reb.v28i64.22134
Edição
Seção
Fluxo Contínuo
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.