ESTABELECIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UM INSELBERG GRANÍTICO DE MATA ATLÂNTICA

Autores

  • Túlio Dornas de Oliveira Bacharel em Ecologia – Laboratório de Ecologia de Populações, Sala I3 242, Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Presidente Antônio Carlos 6627, CEP31270-901 Belo Horizonte – MG, Brasil.
  • Marilene Cardoso Ribeiro Laboratório de Ecologia de Populações – ICB/UFMG,
  • Ivan Luiz Leite Costa Laboratório de Sistemática Vegetal – Departamento de Botânica – ICB/UFMG,
  • Flávia Santos Faria Santos Faria Laboratório de Sistemática Vegetal – Departamento de Botânica – ICB/UFMG,
  • José Eugênio Côrtes Figueira Eugênio Côrtes Figueira Prof. Dr. Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Ecologia de Populações ICB/UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i57.21744

Palavras-chave:

Inselberg, Ilhas de vegetação, Mata Atlântica

Resumo

Os Inselbergs, ambientes largamente presentes na Mata Atlântica, são afloramentos rochosos, caracterizados por serem ecossistemas altamente inóspitos para o estabelecimento de plantas. Neste estudo, desenvolvido em um Inselberg de domínio de Mata Atlântica no Centro-oeste do Estado de Minas Gerais, averiguamos como o geomorfologia e as áreas das ilhas de vegetação interferiram no estabelecimento das espécies vegetais. Constatamos que o estabelecimento das plantas está diretamente ligado ao tipo de microrrelevo presente, e que as ilhas de vegetação com áreas maiores comportavam um maior número de espécies (r = 0,754, n = 98, P < 0,001). Observamos que o acúmulo de espécies nas áreas de topo (Z = 0,246) do Inselberg é maior que nas áreas de encosta (Z = 0,132), por outro lado, o acúmulo de espécies vegetais dos Inselberg estudado mostrou-se (Z = 0,168) menor ao do Parque Nacional do Itatiaia (Z = 0,336).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-24

Como Citar

Dornas de Oliveira, T., Cardoso Ribeiro, M., Luiz Leite Costa, I., Santos Faria, F. S. F., & Eugênio Côrtes Figueira, J. E. C. F. (2004). ESTABELECIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS EM UM INSELBERG GRANÍTICO DE MATA ATLÂNTICA. Estudos De Biologia, 26(57). https://doi.org/10.7213/reb.v26i57.21744

Edição

Seção

Fluxo Contínuo