PEIXES MARINHOS DO ESTADO DO PARANÁ DEPOSITADOS NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL CAPÃO DA IMBUIA (MHNCI), CURITIBA, PARANÁ, BRASIL.

Autores

  • Carolina Ferreira Haluch GPIc – Grupo de Pesquisas em Ictiofauna. Museu de História Natural Capão da Imbuia
  • Vinícius Abilhoa CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.
  • Juliana Ventura de Pina CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i56.21742

Palavras-chave:

Ictiologia, Peixes marinhos, Paraná, MHNCI

Resumo

O presente trabalho é o levantamento da ictiofauna marinha do Paraná que se encontra depositada no acervo do Museu de História Natural Capão da Imbuia (MHNCI). Foram registradas 144 espécies de peixes marinhos na coleção, pertencentes a 56 famílias e 20 ordens. Os Actinopterigii perfizeram 93,7%, enquanto 6,3% foram representados por Chondrichthyes. Os grupos mais abundantes na coleção são praticamente os mesmos que predominam nas capturas nos estuários e ambientes adjacentes ao longo do litoral paranaense, como Sciaenidae, Carangidae, Serranidae, Haemulidae, Gerreidae e Engraulidae. A informação obtida é importante para a avaliação adequada da diversidade e das espécies prioritárias para programas de conservação, indicando as prioridades em pesquisa e manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-24

Como Citar

Ferreira Haluch, C., Abilhoa, V., & Ventura de Pina, J. (2004). PEIXES MARINHOS DO ESTADO DO PARANÁ DEPOSITADOS NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL CAPÃO DA IMBUIA (MHNCI), CURITIBA, PARANÁ, BRASIL. Estudos De Biologia, 26(56). https://doi.org/10.7213/reb.v26i56.21742

Edição

Seção

Fluxo Contínuo