DIAGNÓSTICO DA OCORRÊNCIA DO CARAMUJO GIGANTE AFRICANO Achatina fulica BOWDICH, 1822 NA APA DE GUARAQUEÇABA, PARANÁ, BRASIL.

Autores

  • Marta L. Fischer Professora Doutora da PUCPR, Laboratório Núcleo de Estudos do Comportamento Animal
  • Eduardo Colley Graduando do Curso de Bacharelado em Biologia da PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i54.21289

Palavras-chave:

Molusco, Achatina fulica, Guaraqueçaba

Resumo

O molusco exótico Achatina fulica é classificado como uma das piores espécies invasoras do mundo, sendo considerado sério problema ambiental, de saúde pública e econômico. A espécie ocorre associada a ambientes alterados, porém a sua presença em áreas de preservação, principalmente em ilhas, pode causar sérios danos ambientais, sendo urgentemente necessário o seu extermínio. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar a ocorrência do caramujo africano em Guaraqueçaba. Foi realizado um levantamento dos locais de ocorrência da espécie em diferentes comunidades e em Guaraqueçaba sendo caracterizado o sítio de ocorrência e feita a estimativa do tamanho da população. O caramujo ocorre em grandes quantidades na Ilha Rasa, Ilha das Peças e Superagui. Na cidade de Guaraqueçaba, foram coletados 3.507 animais em três dias de amostragem, o que possibilitou estimar que haja mais de 3.000 caramujos em toda área urbana. As características locais e o registro do conhecimento da população a respeito tanto do caramujo exótico quanto dos nativos, foram fundamentais para subsidiar uma proposta de manejo, que deve envolver a sensibilização da comunidade para o problema e a conscientização de que eles são os atores principais dessa ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-23

Como Citar

L. Fischer, M., & Colley, E. (2004). DIAGNÓSTICO DA OCORRÊNCIA DO CARAMUJO GIGANTE AFRICANO Achatina fulica BOWDICH, 1822 NA APA DE GUARAQUEÇABA, PARANÁ, BRASIL. Estudos De Biologia, 26(54). https://doi.org/10.7213/reb.v26i54.21289

Edição

Seção

Fluxo Contínuo