MICRORGANISMOS ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO COM COAGULANTE ORGÂNICO VEGETAL (TANATO QUATERNÁRIO DE AMÔNIO) – I. MICRORGANISMOS FILAMENTOSOS.

Autores

  • M. A. Castro-Silva UNIVALI
  • L. R. Rörig
  • L. H. Lamb
  • C. A. Heck
  • O. G. Decusati

DOI:

https://doi.org/10.7213/reb.v26i54.21277

Palavras-chave:

Sphaerotilus natans, Estação de Tratamento de Água, Tanato Quaternário de Amônio

Resumo

Os taninos são moléculas fenólicas biodegradáveis que podem ser aplicadas no tratamento de esgotos e de águas destinadas ao consumo humano, nos processos de coagulação e floculação. Esta biodegradabilidade, apesar de benéfica, pode resultar no crescimento excessivo de microrganismos, prejudicando as operações de manutenção da estação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização da comunidade de microrganismos filamentosos presentes na estação de tratamento da água do Município de Brusque, na qual foi utilizado experimentalmente um coagulante/floculante a base de tanino, o Tanato Quaternário de Amônio. Durante a aplicação do coagulante, quatro práticas, objetivando o controle do crescimento microbiano, foram avaliadas Estas práticas corresponderam à aplicação de dióxido de cloro, de hipoclorito de sódio, de um agente alcalinizante e limpeza dos decantadores. Nas amostras analisadas, a bactéria Sphaerotilus natans foi identificada com sendo o organismo mais abundante na estação, sendo a sua abundância maior nas amostras obtidas do filtro de areia e carvão. Das práticas avaliadas, a aplicação de hipoclorito de sódio foi a mais eficiente no controle da proliferação dos microrganismos filamentosos nos diferentes estágios de tratamento, podendo ser adotada como medida mitigadora do crescimento microbiano. Os resultados sugerem a realização de experimentos em condições controladas, com a finalidade de elucidar os mecanismos pelos quais o Tanato Quaternário de Amônio estimula crescimento dos microrganismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-23

Como Citar

Castro-Silva, M. A., Rörig, L. R., Lamb, L. H., Heck, C. A., & Decusati, O. G. (2004). MICRORGANISMOS ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO COM COAGULANTE ORGÂNICO VEGETAL (TANATO QUATERNÁRIO DE AMÔNIO) – I. MICRORGANISMOS FILAMENTOSOS. Estudos De Biologia, 26(54). https://doi.org/10.7213/reb.v26i54.21277

Edição

Seção

Fluxo Contínuo