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Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os originais de artigos, resenhas ou traduções devem apresentados como arquivo *.doc ou *.rft, em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, sendo recomendado que não ultrapasse 30 páginas para os artigos e traduções e 10 páginas para as resenhas, incluindo as referências. As ilustrações, (figuras, gráficos, etc...) devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi. Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. As notas de rodapé são indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.

ESTRUTURA DOS ORIGINAIS No preparo do original, deve ser observada a seguinte estrutura:

CABEÇALHO Título do artigo (LETRAS MAIÚSCULAS, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado). Subtítulo em letras minúsculas (somente a primeira letra do subtítulo em maiúscula, as demais palavras em letras minúsculas [exceção para nome próprio ou para termos em outro idioma que seguem um padrão específico], em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado).

O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo. Nome do(s) autore(s), deve(m) estar abaixo do título e apresentar: Afiliação institucional/ vínculo, Cidade, Estado, País e e-mail.

RESUMO E ABSTRACT

O resumo é a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor, com uso de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. O correspondente abstract deve ser compatível com o texto do resumo. Palavras-chave no idioma original e suas correspondentes Keywords em inglês: são descritores, que identificam o conteúdo do artigo.

O número de descritores é de no mínimo três e de no máximo cinco e devem estar separadas com pontos. O CORPO DO TEXTO Os textos aceitos pela Revista Estudos Nietzsche se enquadram nas categorias de artigos, resenhas ou traduções. Os artigos podem ser relatos de pesquisa, estudos teóricos e revisões críticas da literatura, todos afeitos à área da filosofia nietzscheana e contendo, via de regra: Introdução: Composta de um texto conciso contendo o propósito do estudo e eventuais avanços alcançados com a pesquisa. Relatos de pesquisa devem se utilizar da introdução para apresentar a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão. Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Relatos de pesquisa devem necessariamente apresentar o problema de pesquisa, a metodologia empregada e a discussão dos resultados. Estudos teóricos e revisões críticas da literatura devem utilizar a seção desenvolvimento para as citações e análises do referencial teórico/bibliográfico. Considerações finais: Devem limitar-se ao propósito das análises realizadas, relacionando-as ao conhecimento já existente.

Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo. Agradecimentos: Quando pertinentes, devem ser sintéticos e concisos. Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. Trabalhos aceitos em fase de publicação devem ser citados acompanhados da expressão “forthcoming”, dados não publicados devem vir acompanhados da expressão “unpublished manuscript”; neste caso, uma carta do autor deve ser fornecida. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor.

Para elaboração das referências deve ser observada a norma NBR 6023 da ABNT, ago. 2002. CITAÇÕES As referências devem ser citadas no texto pelo sistema

AUTOR (data)

conforme a ABNT 10520 ago. 2002.

Exemplo:

• Quando os autores fazem parte do texto:

Segundo Freitas (2002); dois autores, exemplo: De acordo com Junqueira e Souza (2002);

mais de três autores, exemplo: Para Prado et al. (2002).

• Quando os autores não fazem parte do texto: Com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se. (BUFREN, 1997).

• Citação de citação: Para Matos (1990, p. 12) apud Bill (1998, p. 52). *Importante: Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação de citação. As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; As citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 10, espaçamento simples. CITAÇÕES DAS OBRAS DE NIETZSCHE Para citações dos textos Nietzsche deverão ser utilizadas as siglas conforme a lista abaixo:

Obras de Nietzsche

NT - O nascimento da tragédia

CE - Considerações extemporâneas

DS - David Strauss o confessor e o escritor

HV - Da utilidade e desvantagem da história para a vida

SE - Schopenhauer como educador

WB - Richard Wagner em Bayreuth

HH I - Humano, demasiado humano I

HH II - Humano, demasiado humano II

OS - Miscelânea de opiniões e sentenças

AS - O andarilho e sua sombra

A - Aurora

GC - A gaia ciência

ZA - Assim falou Zaratustra

BM - Além de Bem e Mal

GM - Para a genealogia da moral

CW - O caso Wagner

CI - Crepúsculo dos ídolos

NW - Nietzsche contra Wagner

EH - Ecce homo

AC - O Anticristo

DD - Ditirambos de Dioniso

Opúsculos e outros textos inacabados ou inéditos

DM - O drama musical grego

ITS - Introdução à tragédia de Sófocles

ST - Sócrates e a tragédia

VD - A visão dionisíaca de mundo

NP - O nascimento do pensamento trágico

OF - Origem e finalidade da tragédia

ST - Sócrates e a tragédia grega

IE - Sobre o futuro de nossas instituições de ensino

CP - Cinco prefácios para cinco livros não escritos

AN - Uma palavra de ano novo ao editor do semanário “no novo Reich”

FT - A Filosofia na idade trágica dos gregos

VM - Sobre verdade e mentira no sentido extramoral

EA - Exortação aos alemães

IM - Idílios de Messina

BA - “Brincadeira, astúcia e vingança”

CP - Canções do príncipe Vogelfrei

• Tanto no caso das obras de Nietzsche quanto dos opúsculos, após as siglas, segue-se o nome da parte da obra, quando for o caso, ou o seu número em algarismos romanos e o número do aforismo, seção ou parágrafo, conforme a ocorrência, em algarismos arábicos, separados sem uso de vírgula. Por exemplo: (BM 36).

 

Fragmentos póstumos e anotações •As citações de fragmentos póstumos e anotações pessoais de Nietzsche serão feitas com a abreviatura [FP] Fragmento póstumo, seguida da indicação do ano e do número do fragmento. Por exemplo: (FP 1888 14[79]).

Correspondência de Nietzsche •Para as citações da correspondência de Nietzsche deve-se indicar a edição utilizada, o número do volume da KSB ou da KGB e o número da página. Exemplo: (KSB 8, p. 27). Recomenda-se que conste no corpo do texto o nome da pessoa para a qual a carta é endereçada e a data da correspondência.

NOTAS DE RODAPÉ As notas de rodapé devem ser explicativas complementando o assunto tratado, são localizadas na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. Esta chamada numérica deve ser em algarismos arábicos.

REFERÊNCIAS LIVRO DE UM SÓ AUTOR RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES CÉSAR, Constança Marcondes; ALMEIDA, Danilo Di Manno; DARTIGUES, André. Paul Ricoeur: ensaios. São Paulo: Paulus, 1998.

LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES O’HEAR, Anthony et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997.

CAPÍTULO DE LIVRO RORTY, Richard. Solidariedade ou objetividade? In: _____. Objetivismo, relativismo e verdade: escritos filosóficos I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54.

ARTIGOS DE REVISTA

CIRNE LIMA, Carlos R. V. Carta sobre a dialética, o que é dialética? Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 21, n. 67, p. 439-447, out./dez. 1994. ARTIGOS DE INTERNET SOUZA, Carlo E. Batista. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite de Wittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: Acesso em: 23 maio. 2010.

DISSERTAÇÕES OU TESE DIAS, Elsa Oliveira. Teoria das psicoses em D. W. Winnicott. 1998. 220 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

EVENTOS CIENTÍFICOS CONGRESSO

SUL AMERICANO DE FILOSOFIA, 7., 2005. Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2005.

OBSERVAÇÕES • Revise cuidadosamente o trabalho quanto às normas solicitadas: verifique se todos os autores citados constam nas referências no final do trabalho e se as referências estão de acordo com a NBR 6023 ago. 2002.

• Fica a critério da revista a seleção dos artigos que deverão compor os fascículos, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos pares.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.
 

Declaração de Direito Autoral

O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:

 

  1. Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  2. Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
  3. A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
  • Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
  • Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
  • Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
  • Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
  • Traduzir para qualquer idioma.
  • Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
  • Distribuir.
  • Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
  • Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
  • Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
  • Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
  • Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
  • Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas. 
  1. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
  2. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
  3. A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
  4. Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
  5. O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

 

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