Perspectivas do diálogo entre fé e cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda13n23p344349Palavras-chave:
Igreja, Práxis pastoral, Cultura digital, EvangelizaçãoResumo
O presente relato de pesquisa tem como objeto material o diálogo entre a fé cristã e a cultura midiática digital. Do ponto de vista formal, é realizada uma análise dos desafios pastorais que a cultura midiática digital oferece à fé cristã. Ao final, apresenta-se uma resposta pastoral a questão: a cultura midiática digital ajuda ou dificulta a prática pastoral? Essa proposta nasce pela observação de que a mensagem do Evangelho frente à cultura digital precisa se manter fiel à sua missão de anunciar a boa nova a toda criatura, cumprindo, assim, o mandato missionário de Cristo (Mt 28,16-20). Para tanto, faz-se necessária uma mudança de paradigma e a capacidade de perceber os sinais dos tempos e as oportunidades que as novas tecnologias emprestam à fé cristã, passando de uma visão instrumentalista da mídia para uma atuação pastoral nos meios. A metodologia utilizada teve como base o método ver, julgar e agir, através de revisão bibliográfica e referenciais de autores das áreas da Sociologia, Filosofia, Comunicação e Teologia. Esta proposta cientifica relaciona fé cristã, práxis pastoral e cultura digital, representando um avanço no entendimento interdisciplinar do tema.
Downloads
Referências
ANDREOLLA, Jurema. A fé cristã na era digital: diálogo entre a revelação na teologia de Bruno Forte e a experiência religiosa na internet. 2012, 103 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BROWN, Colin. O novo dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1982.
BRUSTOLIN, Leomar Antônio. O senso religioso na era digital: a nova ambiência da fé. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 497-517, abr./jun. 2016.
DRĂGHICI, Georgiana. The internet, lifestyle and society. European Proceedings of Educational Sciences, 2023.
RADMACHER, Earl D.; ALLEN, Ronald B.; HOUSE, H. Wayne (Eds.). O novo comentário bíblico Novo Testamento – com recursos adicionais: a Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.
SOUZA, Andréia Durval Gripp. Infopastoral: diálogo entre fé e cultura digital. Uma análise a partir de documentos do Magistério da Igreja. 2022, 229 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
SOUZA, Pablo Rangel Cardoso da Costa. O espelho dos novos tempos: a relação entre a Igreja e a internet em tempo de pandemia. Annales FAJE, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 156-164, 2021. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/4830/4670. Acesso em: 11 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.