O Concílio de Niceia para os nossos dias: uma leitura ecumênica
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda13n22p84100Palavras-chave:
Concílio de Niceia, Igreja, Ecumenismo, Sinodalidade, MissãoResumo
O artigo revisita o Concílio de Niceia com o objetivo de mostrar sua pertinência para a Igreja atual. O objetivo é explicitar elementos da ecumenicidade de Niceia e sua doutrina. A pesquisa estrutura-se em três partes: o ponto de partida é o entendimento das questões centrais discutidas em Niceia, sobretudo cristológicas; em seguida, apresenta heranças de Niceia partilhadas por diferentes igrejas hoje, como a fé cristológica, trinitária e a concepção da Igreja sinodal; num terceiro momento, mostra desafios de Niceia para o nosso tempo, destacando: viver juntos a fé cristológica e trinitária, continuar a intenção que Niceia tinha de unificar a Igreja, e assumir o método conciliar e sinodal para o enfrentamento das dificuldades. O método da pesquisa é a análise qualitativa da bibliografia sobre Niceia. À guisa de conclusão, o artigo mostra que o conceito homoousios propõe uma pluralidade em Deus que desafia a eclesiologia a desenvolver a concepção de uma Igreja plural; desafia o movimento ecumênico a conceber uma comunhão plural; e desafia as igrejas em seu conjunto à inserção no mundo plural que hoje vivemos.
Downloads
Referências
BARTH, Karl. Dádiva e louvor. São Leopoldo: Sinodal, 2018.
BELLITTO, Christopher M. História dos 21 concílios da Igreja: de Niceia ao Vaticano II. São Paulo: Loyola, 2010.
BERKENBROCK, Volney José. Fé cristã plural: a chance do retorno à catolicidade. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 46, p. 81-103, jan./abr.2014.
BOFF, Leonardo. A Trindade, a sociedade e a libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
BROWN, Peter. Santo Agostinho: uma biografia. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2023.
CATECISMO da Igreja católica. São Paulo: Loyola, 2002.
DELUMEAU, Jean. As razões de minha fé. São Paulo: Loyola, 1991.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
FERNANDEZ, Samuel. Eusebio de Cesareia y a controvérsia arriana. Una nueva interpretación del estalido de la crisis. Estudios Eclesiasticos, Madrid, v. 99, n. 389, p. 413-443, maio 2024.
FERNÁNDEZ, Samuel (Ed.). Orígenes: sobre los principios. 2. ed. Madrid: Ciudad Nueva, 2019.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Spes non confundit. Brasília: Edições CNBB, 2024.
KESSLER, Hans. Cristologia. In: SCHENEIDER, Theodor (Org.). Manual de dogmática. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1.
KINZIG, Wolfram. The Creed of Nicaea: old questions, new answers. The Ecumenical Review, Genebra, v. 75, n. 2, p. 215-234, abr. 2023.
KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 1993.
KÜNG, Hans. Ser cristiano. 4. ed. Madrid: Cristiandad, 1978.
LIGÓRIO, Afonso Maria de. A prática de amor a Jesus Cristo. Aparecida: Santuário, 2002.
MARÍN MENA, Tomás J. Nicea y la alteridade em Dios: relevancia ontológica, génesis dogmática y alcance histórico-salvífico. Estudios Eclesiasticos, Madrid, v. 99, n. 389, p. 477-513, maio 2024.
MCGRATH, Alister E. Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução à teologia cristã. Ed. rev. ampl. São Paulo: Shedd Publicações, 2021.
MENEZES MAMEDES, Kelly Cristina da Costa Bezerra de. O Império Romano e poder da Igreja cristã: bispos e homens santos, e a atuação política nas cortes imperiais do IV ao VI século. Veredas da História, Salvador, v. 12, n. 2, p. 64-89, dez. 2019.
OLIVEIRA, Luiz Carlos de. Experimentar o amor de Jesus Cristo. Aparecida: Santuário, 2004.
RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 2015.
SCHILLEBEECKX, Edward. La história de un viviente. Madrid: Trotta, 2002.
SIQUEIRA, Silvia. Reflexões sobre política e Igreja no século IV: um olhar para as mulheres cristãs. Dimensões, Vitória, n. 25, p. 148-163, dez. 2010.
STEAD, Christopher. Divine substance. Oxford: Oxford University Press, 1977.
XAVIER, Érico Tadeu. O imperador Constantino: breve estudo da sua vida, influência e contribuições para o cristianismo. Monumenta, Paraíso do Norte, v. 3, n. 3, p. 63-75, set. 2021.
WOLFF, Elias. Por uma sinodalidade ecumênica na Igreja. Cauriensia, Cáceres, v. 19, p. 557-580, dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.