Os pobres como efetividade da misericórdia de Deus
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda12n20p6579Palavras-chave:
Misericórdia, Pobres, Deus, TeologiaResumo
Objetiva-se neste artigo realizar uma análise teológica da efetividade da misericórdia de Deus no locus dos pobres, a partir da motivação trazida pelo papa Francisco em alguns de seus escritos e de alguns outros escritos teológicos. Justifica esse objetivo que a categoria misericórdia, evocada pelo papa Francisco desde o início de seu pontificado e principalmente ao realizar o Ano da Misericórdia (2015-2016), é intrínseca a Deus e irradia no mundo, no ser e na Igreja a partir do lugar dos pobres, compreendidos em sua tríplice dimensão: materialidade, espiritualidade e responsabilidade ética. Dessa forma, a misericórdia se efetiva no espaço da pobreza, fundamentalmente em três instâncias, a espiritualidade, a práxis histórica e a teologia. Tem-se, então, uma espiritualidade da misericórdia, que é o fio condutor genuflexório para o perdão e a reconciliação, a compaixão e o impulso missionário à solidariedade; uma práxis histórica de libertação integral do ser humano e uma teologia que principia na misericórdia, tornando um intellectus fidei em forma de intellectus amoris et iustitiae. Para atingir esse objetivo, decifrar-se-á hermeneuticamente o significado de pobres, conceituar-se-á a misericórdia e aplicar-se-á a misericórdia no locus dos pobres nas instâncias da espiritualidade, da práxis e da teologia.
Downloads
Referências
BENTO XVI. Sessão inaugural dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe: discurso do papa Bento XVI. Santa Sé, 13 maio 2007. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2007/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20070513_conference-aparecida.html. Acesso em: 28 fev. 2024.
BOFF, Clodovis; PIXLEY, Jorge. Opção pelos pobres. Petrópolis: Vozes, 1987.
BORGHESI, Massimo. Jorge Mario Bergoglio: uma biografia intelectual. Petrópolis: Vozes, 2018.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição dogmática Lumen gentium: sobre a Igreja. Santa Sé, 21 nov. 1964. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html. Acesso em: 28 fev. 2024.
EPISCOPADO LATINOAMERICANO. Conferencias generales: Río de Janeiro, Medellín, Puebla, Santo Domingo. Documentos pastorales: introducción, textos, índice temático. Santiago: San Pablo, 1993.
FRANCISCO. A Igreja da misericórdia: minha visão para a Igreja. São Paulo: Schwarcz, 2014.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulus, 2020.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.
FRANCISCO. Constituição apostólica Veritatis gaudium: sobre as universidades e as faculdades eclesiásticas. Brasília: Edições CNBB, 2018.
FRANCISCO. Exortação apostólica C’est la confiance: sobre a confiança no amor misericordioso de Deus. São Paulo: Paulus, 2023.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Exortação apostólica Laudate Deum: sobre a crise climática. Brasília: Edições CNBB, 2023.
FRANCISCO. Misericordiae vultus: bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Santa Sé, 11 abr. 2015. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco_bolla_20150411_misericordiae-vultus.html. Acesso em: 28 fev. 2024.
FRANCISCO. O nome de Deus é misericórdia: uma conversa com Andrea Tornielli. São Paulo: Planeta, 2016.
GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Liberationis mysterium: o projeto sistemático da teologia da libertação – um estudo teológico na perspectiva da regula fidei. Roma: Editrice Pontificia Università Gregoriana, 1997.
GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Identidade e sabedoria: a reflexão teológica como veritatis gaudium. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, ano 28, n. 95, p. 88-113, jan/abr. 2020a. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/47216/pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Pensar Deus “hoje” à luz da hermenêutica niilista. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 60, n. 2, p. 517-532, maio/ago. 2020b. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/4085/pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Teologia da libertação: um estudo histórico-teológico. In: SOUZA, Ney de (Org.). Temas de Teologia latino-americana. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 167-209.
GUTIÉRREZ, Gustavo. La verdade los hara libres. Salamanca: Sígueme, 1990.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Teología de la liberación, Lima: CEP, 1971.
JOÃO XXIII. Radiomessagio ai fedeli di tutto il mondo, a un mese dal Concilio Ecumenico Vaticano II. A Santa Sé, 11 set. 1962. Disponível: https://www.vatican.va/content/john-xxiii/it/messages/pont_messages/1962/documents/hf_j-xxiii_mes_19620911_ecumenical-council.html. Acesso em 11 jun. 2024.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Sollicitudo rei socialis: pelo vigésimo aniversário da encíclica Populorum progressio. Santa Sé, 30 dez. 1987. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_30121987_sollicitudo-rei-socialis.html. Acesso em: 28 fev. 2024.
PAGLIA, Vincenzo. Storia dei poveri in Occidente: indigenza e carità. Milão: Rizzoli, 1994.
PAULO VI. Carta encíclica Populorum progressio: sobre o desenvolvimento dos povos. Santa Sé, 26 mar. 1967. Disponível em: https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_26031967_populorum.html. Acesso em: 28 fev. 2024.
PIXLEY, Jorge. O Deus libertador na Bíblia: teologia da libertação e filosofia processual. São Paulo: Paulus, 2011.
RICOEUR, Paul. Autrement: lecture d’autrement qu’être ou au-delà de l’essence d’Emmanuel Lévinas. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
ROCCHETTA, Carlo. Teologia da ternura: um “Evangelho” a descobrir. São Paulo: Paulus, 2002.
SOBRINO, Jon. El principio misericórdia: bajar la cruz a los pueblos crucificados. Santander: Sal Terrae, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.