O amor de Deus pelo seu povo nas profecias de Jeremias: um Deus que se coloca ao lado do oprimido (Jeremias 31,1-9)
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda13n23p306318Palavras-chave:
Cativeiro, Restauração, Solidariedade, Profeta JeremiasResumo
O presente artigo busca refletir sobre a experiência do Deus bíblico, um Deus que se compadece e ama ternamente seu povo, subjugado e oprimido, e o reconstrói para ser comunidade fraterna e celebrativa conforme Jeremias 31. Jeremias profetiza como Deus se coloca em favor do oprimido e anuncia a restauração de Israel após o cativeiro, para que o povo experimente o amor fiel de Deus na comunidade de irmãos e todos aprendam o caminho da solidariedade. Estudando o texto de Jeremias 31,1-9 percebe-se a situação de opressão do povo de Deus, mas também o anúncio da novidade de um Deus que se abaixa até o caído, e após a experiência do cativeiro, quer levar a uma restauração como comunidade fraterna e celebrativa e deduzir deste evento, em que Deus se mostra tão próximo, como caminhar no compromisso solidário junto aos mais fracos. Primeiramente vai-se estudar no livro do profeta Jeremias o tema da restauração, analisando a perícope Jeremias 31,1-9. Então, poder-se-á perceber a ação amorosa de Deus proclamada pelo profeta como uma escolha divina de se colocar ao lado de quem está caído e subjugado. Através de uma atenta hermenêutica do texto contemplar-se-á, na novidade anunciada pelo profeta, a atualidade da ação de Deus, que nos quer participantes desta sua divina solidariedade com os oprimidos da história.
Downloads
Referências
AMSLER, Samuel. Os profetas e os livros proféticos. São Paulo: Paulinas, 1992.
BÍBLIA do Peregrino. São Paulo: Paulus, 2006.
BRUEGGEMANN, Walter. The theology of the book of Jeremiah. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
CEVALLOS, Juan Carlos; ZORZOLI, Rubén O. Comentario bíblico mundo hispano: Jeremías y Lamentaciones. El Paso: Editorial Mundo Hispano, 2010. v. 11.
FISCHER, Georg. Guía espiritual del Antiguo Testamento: el libro de Jeremías. Madrid: Ciudad Nueva, 1996.
KEPLER, Karl Heinz. A nova aliança em tempos de juízo: uma visão aplicada da mensagem de Jeremias. São Leopoldo: EST, 2019.
LACY, José María Abrego de. Los libros proféticos. Estella: Editorial Verbo Divino, 1993.
MESTERS, Carlos. O profeta Jeremias. Boca de Deus, boca do povo: uma introdução à leitura do profeta Jeremias. São Paulo: Paulinas, 1992.
PETERLEVITZ, Luciano Robson. Eis que livrarei da prisão o meu povo Israel e Judá: as palavras de salvação em Jeremias 30-31 como projeto de retribalização. São Bernardo do Campo: Umesp, 2014.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano. A origem do sofrimento do pobre: teologia e antiteologia no livro de Jó. São Paulo: Paulus, 2017.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Proposta de renovação da aliança em Jr 31,31-34: “nós ainda estamos no exílio”. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 24, n. 90, p. 35–41, 2006. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/653. Acesso em: 22 fev. 2024.
SHÖKEL, Luis Alonso; SICRE DIAZ, José Luis. Profetas I: Isaías, Jeremias. São Paulo: Paulinas, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.