A perspectiva do mandato cultural e o papel do sujeito ecológico na interface entre cosmovisão cristã e Direito

Autores

  • Gleyds Silva Domingues Fabapar/Carolina University
  • Ana Carolina Domingues Palte Egressa da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p184-197

Palavras-chave:

Mandato cultural, Ecologia, Desenvolvimento sustentável, Políticas ambientais, Voz profética

Resumo

O artigo visa apresentar a inter-relação possível entre o mandato cultural e o papel do sujeito ecológico. O mandato cultural é considerado um dos princípios fundamentais do sistema de crenças teísta. Ele objetiva que o ser humano atue como o seu promotor a partir da ótica da mordomia, visto que sua diretriz envolve uma ordem específica, a saber: a responsabilidade e o cuidado na preservação e conservação da criação. Neste sentido, busca-se responder a seguinte questão: se o ser humano compreende o mandato cultural como sua missão principal, por que é preciso legislar sobre sua responsabilidade com relação ao cuidado com a criação? Reconhece-se que a desordem e o caos produzidos ao meio ambiente podem ser considerados como uma distorção da missão confiada ao ser humano, por isso que ele se torna responsável direta e indiretamente por sua degradação, o que interfere no processo de preservação e conservação para as futuras gerações. Diante disso, a pesquisa parte de uma revisão bibliográfica de natureza descritiva por meio de aportes teóricos selecionados. A finalidade é contributiva, no sentido de constituir-se como mais um instrumento de alerta e conscientização. Afinal, a responsabilidade do sujeito ecológico, que envolve o olhar e o fazer diante do cuidado e do desenvolvimento sustentável, é sinal legítimo da voz profética a ser exercida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOZA, Rosângela de Brito Aguirre. Cosmovisão bíblica e perspectivas teológicas na questão ambiental. In: DOMINGUES, Gleyds Silva (Org.). Estudos temáticos em cosmovisão cristã: olhares sobre diferentes áreas da vida. Curitiba: Olsen, 2022. p. 273-313.

BELILES, Mark. A estratégia de Cristo para o discipulado das nações. Curitiba: Transforma, 2023.

BÍBLIA Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

BRASIL. Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: Brasília, 10 jan. 2002.

CAMARGO, Ana Luiza Brasil de. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. São Paulo: Papirus, 2020.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2010.

DOMINGUES, Gleyds Silva. Pesquisa em prática: normas de editoração para trabalhos científicos em Teologia. Winston-Salem: Carolina University, 2022.

ERICKSON, Millard. Teologia sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2015.

FERREIRA, Franklin; MAYTT, Alan. Teologia sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. São Paulo: Vida Nova, 2007.

FIÚZA, César. Direito Civil: curso completo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

GAMBA, Rosângela Ferro Dias Teck de. Diretrizes discipuladoras fundamentais na cosmovisão cristã bíblica e direcionadas ao povo ovimbundo. In: DOMINGUES, Gleyds Silva (Org.). Estudos temáticos em cosmovisão cristã: olhares sobre diferentes áreas da vida. Curitiba: Olsen, 2022. p. 145-179.

GEISLER, Norman. Enciclopédia de apologética: respostas aos críticos da fé cristã. São Paulo: Vida, 2002.

GEISLER, Norman. Ética cristã: opções e questões contemporâneas. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2010.

KASCHEL, Valter. Lições de mordomia: crescimento espiritual através de estudos bíblicos em grupo. Venda Nova: Betânia, 2012.

MILLER, Darrow. Vocação: escreva sua assinatura no universo. Curitiba: Transforma, 2012.

RYKEN, Philip Grahan. Christian worldview: a student’s guide. Illinois: P&R Publishers, 2016.

STOTT, John. La fe cristiana frente a los desafíos contemporáneos. Grand Rapids: Libros Desafios, 1999.

SUCASAS, Marcelo. A perspectiva dos princípios da cosmovisão bíblica na formação discipular. In: DOMINGUES, Gleyds Silva (Org.). Estudos temáticos em cosmovisão cristã: olhares sobre diferentes áreas da vida. Curitiba: Olsen, 2022. p. 91-128.

TEIXEIRA, Alessandra Vanessa (Org.). Patentes verdes: tecnologias para o desenvolvimento sustentável. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2020.

TOWNS, Elmer; MAXWELL, John. God is able: taking the stew out of stewardiship. Seattle: Church Growth Institute, 1988.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2006.

WALSH, Brian; MIDDLETON, J. Richard. A visão transformadora. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

WOLFF, Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento. São Paulo: Loyola 1983.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Domingues, G. S., & Palte, A. C. D. (2023). A perspectiva do mandato cultural e o papel do sujeito ecológico na interface entre cosmovisão cristã e Direito. Caminhos De Diálogo, 11(19), 184–197. https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p184-197