Em busca de esperança: um diálogo entre o cristianismo e o islamismo acerca da crise ecológica vigente
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p213-227Palavras-chave:
Ecologia, Religião, Cristianismo, Islamismo, Diálogo inter-religiosoResumo
Bondade, beleza e harmonia são alguns dos traços presentes no universo, especialmente nas narrativas religiosas criacionistas. Por um amor livre e não por necessidade, Deus tomou a iniciativa de se revelar como criador. Mas, infelizmente, nos últimos dois séculos vê-se com tristeza o agravamento de uma crise ecológica, com raiz antropológica, que está deformando o universo e a própria pessoa humana. É de se admitir que toda religião além da sua dimensão misteriosa, encontra-se presente na história. Sendo assim, deve-se perguntar: a religião pode colaborar com algo, oferecendo esperança para esse enorme drama que passamos? Acolhendo os apelos da Terra que geme como que em dores de parto (Rm 8,22), pretende-se com esta investigação verificar quais seriam as contribuições do diálogo entre cristianismo e islamismo, tendo em vista dar esperança a todos os que sofrem com a casa comum. O método utilizado será o bibliográfico, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Este diálogo inter-religioso é um apelo que para que todos os que professam uma fé, os não crentes e todas as pessoas de boa vontade se empenhem nessa urgente missão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, André Luiz Boccato. Moral social. Petrópolis: Vozes, 2021.
BENTO XVI. Carta encíclica Caritas in veritate: sobre o desenvolvimento integral na caridade e na verdade. Brasília: CNBB, 2009.
BÍBLIA de Jerusalém. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2019.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Declaração Nostra aetate: sobre a relação da Igreja com as religiões não cristãs. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Gaudium et spes: constituição pastoral do Concílio Vaticano II sobre a Igreja no mundo de hoje. 17. ed. São Paulo: Paulinas, 2013.
DRUBI, Rodrigo. O diálogo inter-religioso. In: SOUZA, Ney de (Org.). Temas de Teologia latino-americana. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 211-230.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Brasília: CNBB, 2015.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Centesimus annus: no centenário da Rerum novarum. São Paulo: Paulinas, 1991.
MAÇANEIRO, Marcial. Ecologia no islam – leitura corânica e perspectivas atuais. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, Lisboa, ano 8, n. 15, p. 321-330, 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/issue/view/607. Acesso em: 17 jul. 2023.
MARIN, Maurizio. Il fascino del <>. Dal motore immobile in Aristotele e dintorni. Roma: Ateneo Salesiano, 2000.
NASR, Seyyed Hossein. O homem e a natureza. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
WOLFF, Elias. O compromisso ecológico do movimento ecumênico no Brasil. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, ano 30, n. 102, p. 52-70, maio/ago. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/58552/40640. Acesso em: 18 jul. 2023.
WWF BRASIL. Declaração islâmica traz mais argumentos para ação contra as mudanças climáticas. WWF Brasil, 19 ago. 2015. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?47142/Declaracao-Islamica-traz-mais-argumentos-para-acao-contra-as-Mudancas-Climaticas. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.