A sustentação católica do bolsonarismo na Amazônia Legal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p261-272Palavras-chave:
Extrema direita, Catolicismo conservador, Paulo RicardoResumo
O presente estudo busca compreender como, no seio da Igreja católica, efetivam-se os discursos de apoio à extrema direita brasileira à qual, nos últimos anos, tem se reconhecido na face de Jair Bolsonaro. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental videográfica, perscrutamos as pregações e polêmicas em torno do padre Paulo Ricardo de Azevedo, membro do clero da Arquidiocese de Cuiabá, a respeito de temas centrais para a extrema direita como o porte de armas, a chamada ideologia de gênero e o dito marxismo cultural. Os resultados encontrados apontam a utilização de documentos da Igreja com recortes e interpretações duvidosas e o distanciamento do Evangelho.
Downloads
Referências
AGUIAR, Carlos Eduardo Souza. Ativismo digital evangélico e contrassecularização na eleição de Jair Bolsonaro. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 56, p. 600-624, maio/ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/22622/17746. Acesso em: 14 fev. 2023.
BARBOSA, Imerson Alves. A esquerda católica na formação do PT. 2007, 167f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2007.
BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-24, abr. 2001. Disponível em: https://religiaoesociedade.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Religiao-e-Sociedade-N21.01-2001.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2018.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. São Paulo: Editora Unesp, 1995.
CARVALHO, Olavo. A nova era e a revolução cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci. Campinas: Vide Editoria, 2016.
CASALDÁLIGA, Pedro. Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e marginalização social. São Félix, [s.n.], 1971.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Presbyterorum ordinis: sobre o ministério e a vida dos presbíteros. In: CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2002.
DICKEL, Simone Lopes. Terras da Annoni: entre a propriedade e a função social. Curitiba: Prismas, 2017.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
HOORNAERT, Eduardo (Org.). História da Igreja na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1992.
LÖWY, Michael. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.
MACEDO, Edir. Plano de poder: Deus, os cristãos e a política. São Caetano do Sul: Thomas Nelson, 2000.
MARTINS, Yago. A religião do bolsonarismo: um ensaio teológico. Campo Grande: Episteme, 2021.
OLIVEIRA, Pedro Ribeiro. Reforçando a rede de uma Igreja missionária: avaliação pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia. São Paulo: Paulinas, 1997.
PY, Fábio. Padre Paulo Ricardo: cavaleiro de batina do apocalipse pandêmico. Centro de Estudos Bíblicos, 29 jan. 2021. Disponível em: https://cebi.org.br/artigos-e-reflexoes/padre-paulo-ricardo-cavaleiro-de-batina-do-apocalipse-pandemico/. Acesso em: 14 fev. 2023.
SCHWANTES, Norberto. Uma cruz em Terranova. São Paulo: Scritta, 1989.
SILVA, Daniel Carvalho; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe; JIMENO, Pedro Ricardo Barreto. O Concílio Vaticano II na Amazônia: entrevista ao cardeal peruano, Pedro Barreto. Caminhos, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 138-144, maio/ago. 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12556/5670. Acesso em: 14 fev. 2023.
SILVA, Daniel Carvalho; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe; STEINER, Leonardo Ulrich. O Concílio Vaticano II na Amazônia: entrevista ao arcebispo de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner. Caminhos, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 145-151, maio/ago. 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12564/5683. Acesso em: 14 fev. 2023.
SILVA, Daniel Carvalho; RICHTER REIMER, Ivoni; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe. Violência ou não violência: Jesus e o paradoxo das interpretações sobre sua prática. In: RICHTER REIMER, Ivoni (Org.) A honrosa arte de curar e cuidar. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 326-341.
SIMON, Pedro. A diáspora do povo gaúcho. Brasília: Senado Federal, 2009.
TRIGUEIRO, Gabriel Romero Lyra. Conservadorismo: perspectivas conceituais. Revista Estudos Políticos, Niterói, v. 6, n. 11, p. 97-118 jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/article/view/39782/22872. Acesso em: 14 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.