A visão de Pedro e Cornélio em Atos 10,1-33 lido à luz da leitura orante da Bíblia como instrumento para superar o fundamentalismo bíblico e promover o diálogo
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p273-285Palavras-chave:
Leitura orante da Bíblia, Diálogo, Fundamentalismo bíblico, Atos dos ApóstolosResumo
O presente artigo tem por objetivo principal apresentar o método da leitura orante da Bíblia para fornecer uma alternativa, a fim de superar o fundamentalismo bíblico e promover o diálogo. Fundamentalismo este, que, por vez, é fruto da ânsia em defender conceitos, verdades e valores, que obnubilado por tal prática, podem não ser legítimos e serem mais dogmatismos, crendices, verdades e valores, com letra minúscula, defendidos como absolutos. Diante dessa realidade, o texto dos Atos dos Apóstolos, delimitado em Atos 10,1-33, oferece uma exímia reflexão e é um paradigma para o diálogo e a não prática do fundamentalismo, bem como a reflexão deste texto à luz da leitura orante da Bíblia, apresentando-a como um instrumento de superação. Assim, através deste método, mostrar-se-á que as concepções absolutistas podem ser superadas por um diálogo amistoso, marcante, existente no texto escolhido. Isto será feito com a explanação dos conceitos e, de modo particular, seguindo os principais passos deste método, que consistem em três perguntas fundamentais feitas ao texto, a saber: o que o texto me/nos diz? O que o texto me/nos faz dizer a Deus? Como e, com o que, o texto me/nos compromete? É válido ressaltar que o interesse do presente estudo é a leitura orante da Bíblia, não se fará uma investigação exaustiva do fenômeno do fundamentalismo.
Downloads
Referências
BENTO XVI. Exortação apostolica pós-sinodal Verbum domini: sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
BÍBLIA de Jerusalém. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2019.
CASALEGNO, Alberto. Ler os Atos dos Apóstolos: estudo da teologia lucana da missão. São Paulo: Loyola, 2005.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Ad gentes: sobre a atividade missionária da Igreja. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2001.
CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL. A leitura orante da Bíblia. Rio de Janeiro: Conferência dos Religiosos do Brasil; São Paulo: Loyola, 1990.
DA SILVA, Renato Gonçalves. O fundamentalismo bíblico na retórica diabólica presente em Lc 4,11-12. Revista Eletrônica Espaço Teológico, São Paulo, v. 10, n. 17, p. 298-309, jan./jun. 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo. Acesso em: 8 maio 2023.
DIAS DA SILVA, Cássio Murilo. Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000.
DO PRADO, José Luiz Gonzaga. O fundamentalismo. Estudos Bíblicos, Petrópolis, v. 35, n. 140, p. 363-378, out./dez. 2018. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/41. Acesso em: 8 maio 2023.
FABRIS, Rinaldo. Atos dos Apóstolos. São Paulo: Paulinas, 1991.
FOERSTER, Werner. Eusebḗs. In: KITTEL, Gerhard; FRIEDRICH, Gerhard. Theological dictionary of the New Testament: abridged in one volume. Grand Rapids: Eerdmans, 1985. p. 913-914.
GARCÍA LÓPEZ, Félix. O Pentateuco: introdução à leitura dos cinco primeiros livros da Bíblia. São Paulo: Ave-Maria, 2004.
LIMA, Maria de Lourdes Corrêa. Fundamentalismo: Escritura e teologia entre fé e razão. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, ano 13, v. 33, p. 332-359, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18282@1. Acesso em: 5 maio 2023.
MAZZAROLO, Isidoro. Atos dos Apóstolos ou Evangelho do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2014.
MESTERS, Carlos; SORNE, Miren. Lectura orante de la Biblia. Navarra: Editorial Verbo Divino, 1997.
MILÁN, Fernando. “Lectio divina”: un modo antiguo y actual de orar con la Sagrada Escritura. Scripta Theologica, Pamplona, v. 51, n. 1, p. 161–187, abr. 2019. Disponível em: https://revistas.unav.edu/index.php/scripta-theologica/article/view/36596/31144. Acesso em: 8 maio 2023.
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 2013.
WEISS, Hans-Friedrich. Phanerós. In: KITTEL, Gerhard; FRIEDRICH, Gerhard. Theological dictionary of the New Testament: abridged in one volume. Grand Rapids: Eerdmans, 1985. p. 1130-1135.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.